ilustrações: eduardo gayotto / noum project | foto: samanta alves
Não precisa ficar craque logo de cara — e nem transformar numa forma de ganhar dinheiro. O importante é curtir o processo e aproveitar momentos relaxantes.
Mais simples do que a quente, a cerâmica fria é feita a partir de uma massa sintética que seca naturalmente e pode ser pintada com tinta acrílica ou PVA. Dá pra criar ímã de geladeira, vaso de planta, porta-objetos, incensário… Só não vale usar pra comida, ok? A graça é modelar e pintar do seu jeito, com ferramentas próprias ou improvisadas.
O Tsuru e o Sapo Saltador são só o começo. A arte japonesa de dobrar papel pode ser bem complexa e fascinante. Alguns mestres do origami conseguem criar esculturas hiper-realistas a partir de uma única folha, sem cortes ou cola, apenas dobrando com precisão cirúrgica. O passatempo ainda pode melhorar a concentração, a coordenação motora e até a paciência.
Usar o próprio corpo como peso pra executar movimentos que melhoram a força, a flexibilidade e a coordenação. É bem possível que alguns exercícios calistênicos façam parte da sua rotina, como a flexão e o agachamento. Mas já pensou conseguir ficar pendurado em um poste que nem uma bandeira humana? Pra fazer com segurança, procure um profissional de educação física.
Se você gosta de desenhar — ou rabiscar — que tal explorar as letras? Diferente da caligrafia, o lettering permite brincar com contrastes, sombras, texturas e até elementos ilustrativos. Em cartazes, cadernos ou murais, a técnica transforma a escrita em expressão visual.
O Pilates vai muito além do método tradicional: existem variações como o de parede, com aparelhos, suspenso, aquático... Dá pra ir testando até encontrar o seu preferido. E se você ainda acha que é um exercício leve e pouco eficaz, experimente fazer uma aula — é bem provável que mude de ideia.
Que tal aproveitar a vibe do Carnaval pra colocar esse hobby em prática? Tocar um instrumento de percussão é uma experiência única, que conecta o corpo à música. Com o tempo, bater, agitar ou tamborilar se torna quase uma extensão do próprio movimento — você vai se pegar marcando o ritmo no ar, pode confiar!
Se você ama estar em meio à natureza e ainda curte aprender coisas novas, esse hobby é perfeito pra você. A ideia aqui é, antes de se aventurar em trilhas que passam por paisagens incríveis, estudar sobre a flora e a fauna do local. Assim, é possível identificar espécies de árvores, animais e até cogumelos pelo caminho.