Provar um serviço sem pagar é bom e todo mundo gosta. Mas isso também é parte de uma estratégia que estimula o consumo e lucra com as nossas distrações.
Foto: Getty Images / Unsplash
Streaming, aplicativos, nuvens, serviços de entrega, newsletters, clubes de vinhos, plataformas de notícias, curso de meditação: hoje em dia, é possível consumir uma quantidade enorme de produtos digitais e físicos via assinatura. Da mesma forma, dá pra fazer um teste gratuito de quase tudo — e, no final, acabar pagando sem querer.
Foto: Getty Images / Unsplash
Uma pesquisa da C+R Research revelou que 40% dos consumidores já pagaram alguma assinatura porque esqueceram de cancelar antes do fim do teste grátis.
Neale Mahoney, pesquisador do departamento de economia da Universidade de Stanford, ao The Atlantic
O teste grátis, em teoria, deveria beneficiar os dois lados: consumidor e vendedor. Mas, pro não jogar dinheiro fora, é preciso prestar atenção nas letras pequenas e identificar artimanhas desonestas — a começar pela dificuldade de cancelar.
Foto: Luke Chesser / Unsplash
Ao oferecer um teste grátis, as marcas também estão coletando os seus dados, aprendendo sobre suas preferências e fazendo com que você crie o hábito de usar certo produto. Essa facilidade também nos estimula a consumir mais serviços do que realmente precisamos.
você sabe quanto gasta por mês em assinaturas?
Foto: Onur Binay / Unsplash
— Revisar mensalmente suas assinaturas. — Ler as letras pequenas. — Desprogramar a renovação automática. — Cancelar imediatamente depois de assinar — geralmente, é possível continuar usando o serviço até o fim do teste.