Provar um serviço sem pagar é bom e todo mundo gosta. Mas isso também é parte de uma estratégia que estimula o consumo e lucra com as nossas distrações. 

a cilada do  teste grátis

Foto: Getty Images / Unsplash

Streaming, aplicativos, nuvens, serviços de entrega, newsletters, clubes de vinhos, plataformas de notícias, curso de meditação: hoje em dia, é possível consumir uma quantidade enorme de produtos digitais e físicos via assinatura. Da mesma forma, dá pra fazer um teste gratuito de quase tudo — e, no final, acabar pagando sem querer.

Foto: Getty Images / Unsplash

Uma pesquisa da C+R Research revelou que 40%  dos consumidores já pagaram alguma assinatura porque esqueceram de cancelar antes do fim do teste grátis.

quem nunca?

Pra alguns serviços de assinatura, a desatenção dos clientes aumenta a receita em até três vezes. É difícil imaginar se esses negócios seriam comercialmente viáveis caso os consumidores realmente prestassem atenção no que pagam todos os meses.

Neale Mahoney, pesquisador do departamento de economia da Universidade de Stanford, ao The Atlantic

O teste grátis, em teoria, deveria beneficiar os dois lados: consumidor e vendedor. Mas, pro não  jogar dinheiro fora, é  preciso prestar atenção  nas letras pequenas e identificar artimanhas desonestas — a começar pela dificuldade de cancelar.

Foto: Luke Chesser / Unsplash

Ao oferecer um teste grátis, as marcas também estão coletando os seus dados, aprendendo sobre suas preferências e fazendo com que você crie o hábito de usar certo produto. Essa facilidade também nos estimula a consumir mais serviços do  que realmente precisamos.

outros interesses

você sabe quanto gasta por mês em assinaturas?

Responda agora:

Responda agora:

Em uma pesquisa  da consultoria  West Monroe,  nos EUA, na qual  os participantes tinham que responder de bate-pronto quanto gastavam com assinaturas mensalmente, 84% respondeu um valor inferior ao seu gasto  real — pra maioria, a discrepância era de  mais de 25%.

Foto: Onur Binay / Unsplash

— Revisar mensalmente suas assinaturas. — Ler as letras pequenas.Desprogramar a renovação automática. — Cancelar imediatamente depois de assinar — geralmente, é possível continuar usando o serviço até o fim do teste.

Cilada do teste grátis:  como evitar?