Como está a sua postura neste exato momento na frente do computador ou checando o celular? Se sua cabeça está projetada pra frente, esse post é pra você.
FOTO: klara kulikova / unsplash
Recentemente, a simulação de como será o corpo humano no futuro — na forma de Mindy, modelo criado por cientistas da Toll Free Forwarding — causou espanto. Mas a coluna curvada e o pescoço projetado pra frente desse humanoide não formam uma imagem distante da postura que muitos de nós adotamos na frente do computador.
Foto: tollfreeforwarding.com
Com o passar dos anos, a falta de exercícios físicos e as horas somadas trabalhando ou usando o celular com uma má postura, podemos ir perdendo a força na parte superior das costas. Isso faz com que os ombros e a cabeça “caiam” pra a frente, causando a chamada “síndrome do pescoço de tartaruga”.
Foto: joyce hankins / unsplash
A longo prazo, ou somada a fatores genéticos, essa condição pode se agravar, formando uma corcundinha atrás do pescoço (hipercifose) e evoluindo pra problemas crônicos de saúde, como hérnias de disco, degeneração das vértebras, compressão dos discos vertebrais e artrite precoce, por exemplo.
Foto: derick anies / unsplash
A boa notícia é que existe uma forma relativamente simples de combater todos esses males, que é fortalecer os músculos das costas e dos ombros que mantêm o tronco reto, ao invés de curvado pra frente.
Foto: logan weaverl / unsplash
Pilates, yoga, musculação, natação, RPG e alongamentos são fortes aliados pra reforçar a musculatura que mantém a cabeça no lugar, literalmente. Um fisioterapeuta ou um profissional de educação física podem ajudá-lo nessa missão.
Foto: kaspars eglitis / unsplash
Tem vinte e poucos anos e acha que tudo isso ainda é muito distante? Acredite, o seu eu 35+ agradece demais se você ficar atento à postura e fazer exercícios desde já.
Foto: afif ramdhasuma / unsplash