Um dia você é jovem. No outro, está vendendo a prancha pra comprar uma máquina que frita (quase) sem óleo. O que explica a obsessão por esse eletrodoméstico?
Trecho de reportagem de Julia Possa pro Gizmodo
1987: invenção da air fryer por Chad S. Erickson. 1989: Chad S. Erickson consegue a patente da invenção. 2005: o inventor holandês Fred van der Weij combina a radiação de curto alcance e um maior fluxo de ar pra aquecer a superfície da comida e cria uma nova versão pra Philips. 2010: Philips lança a primeira air fryer doméstica. 2011: lançamento do produto no Brasil.
Foto: Acervo pessoal / Reprodução
Na pandemia, com a necessidade de cozinhar em casa com mais frequência, a facilidade de jogar os ingredientes numa gavetinha, apertar o botão e resolver o assunto fez as vendas explodirem.
Foto: Joanna Stlowickz
Fica tudo ótimo na air fryer? Nem sempre. Mas pelo menos você não infestou a sua casa de cheiro de fritura em imersão e sujou cinco panelas falhando na missão.
Foto: A Am R / Wiki Commons
Sua air fryer foi um amor de pandemia e agora jaz no fundo do armário? Acontece. Afinal de contas, o coração de quem curte gadgets de cozinha é volúvel. Aliás, confesse: você já anda de olho naquelas panelas que têm função de cocção, assam, desidratam, cozinham na pressão, a vácuo...
Foto: Reprodução