Como os tênis de lona com bico de borracha saltaram das quadras de basquete aos pés de meio mundo.
foto: converse
Confortável não é, mas quem se importa?
1908 — Marquis Mills Converse funda a empresa que leva o seu sobrenome em Malden, nos arredores de Boston, nos EUA. 1917 — A Converse lança o Non-Skid, avô do All Star, como um tênis de basquete. 1921 — Grande jogada: a estrela do basquete Chuck Taylor se torna embaixador da marca e colabora no design do tênis. Seu nome é eternizado no modelo.
foto: converse
foto: converse
Foi em 1936 que Chuck Taylor desenhou o modelo branco de cano alto, com os detalhes em vermelho e azul — na maior vibe patriótica estadunidense — pra equipe olímpica de basquete dos EUA.
foto: converse
A partir dos anos 1950-1960, novas marcas começaram a dominar o mercado esportivo com modelos mais eficientes em performance. Ao invés de competir nas quadras, a Converse sacou que o tênis já estava sendo associado à moda — Elvis Presley e James Dean adotaram — e lançou novas cores, estampas e padrões.
foto: converse
Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, à The Cut
· É o espírito menos é mais em forma de tênis. · Fica bem com tudo — bom pra quem tem medo de errar. · Confortável não é, mas é menos incômodo que sapato. · Quanto mais velho, melhor. · Dá um frescor atemporal a qualquer look. · Vai da feira ao red carpet — especialmente se você for a Rihanna. · As inovações no modelo clássico nem sempre convencem (atire o primeiro de plataforma quem concordar). · É o terror da fascite plantar e da joanete.
Nos anos 1970, o All Star saiu definitivamente das quadras e invadiu o mundo do rock. De Ramones a The Clash, vários artistas icônicos adotaram o tênis como parte do uniforme de palco, solidificando seu status de rebeldia.
foto: converse
Ramones
foto: converse
Durante o movimento punk, nos anos 1980, o All Star virou tela: patches, tinta spray e cadarços coloridos transformavam o tênis em uma extensão da identidade do usuário. Nos anos 1990, no auge do Grunge, Kurt Cobain provou que os tênis ainda faziam sentido no underground.
Sex Pistols
Kurt Cobain
fotos: converse
Filmes como Curtindo a vida adoidado e De volta para o futuro também ajudaram a colocar o All Star em evidência como o tênis do jovem cool e aventureiro.
fotos: converse
Elizabeth Semmelhack, autora de Sneaker X Culture: Collab, ao The Guardian
Winona Rider
foto: converse
Após um tropeço financeiro no fim dos anos 1990, a Converse foi adquirida pela Nike em 2003. Novas colaborações com designers e marcas de streetwear trouxeram o modelo de volta ao topo das tendências, mais de 100 anos após sua criação, mostrando que alguns clássicos não precisam inovar pra continuar no hype.
fotos: converse
Tyler, The Creator + Spencer McMullen