Pode até parecer fraqueza... mas é sinal de inteligência, de que você está disposto a aprender  e a amadurecer.

MUDAR DE IDEIA É BOM DEMAIS

MUDAR DE IDEIA É BOM DEMAIS

Os motivos pelos quais relutamos em mudar de opinião são vários. Ao dar o braço a torcer, tememos demonstrar fraqueza, indecisão, falta de personalidade ou até de caráter. Coletivamente, tendemos a admirar uma pessoa que se mantém firme e consegue sobrepor sua opinião à de outra. Em tempos de polarização, isso é ainda mais evidente.

CREDO, QUE DELÍCIA!

CREDO, QUE DELÍCIA!

Mas a real é que o mundo seria um lugar muito mais tranquilo se todo mundo pudesse mudar de ideia sem medo de ser criticado, julgado, linchado moralmente, zoado ou diminuído.

“Em uma cultura ideal e mais sábia que a nossa, o preço de mudar de ideia não seria elevado. Não seria embaraçoso ou vergonhoso. Pelo contrário: seria justamente entendido como uma qualidade atraente, sedutora e um sinal definitivo de inteligência. Seria – em suma – cool”.

Trecho do artigo Why it should be glamours to change your mind, da School of Life

Se empolgou com essa ideia?

Se empolgou com essa ideia?

Então banque: pra esse sistema funcionar, VOCÊ também precisa mudar de ideia.

No vídeo O que te faz mudar de ideia, o biólogo Atila Iamarino explica por que é tão difícil. É que nosso pensamento fisiológico tem mais a ver com o trabalho de advogado do que com o de cientista. O primeiro encontra uma tese e depois busca evidências pra defender sua ideia. Já o segundo, procura as evidências pra depois formular a sua tese.

SÃO TANTAS EMOÇÕES

SÃO TANTAS EMOÇÕES

Segundo Iamarino, em uma discussão, o ser humano costuma ser movido, em primeiro lugar, por um sentimento. E só depois o racional entra em campo, principalmente quando se trata de conceitos vinculados a fortes emoções, como princípios, moralidade, política e identidade.

PALAVRAS AO VENTO

PALAVRAS AO VENTO

Diante desses temas mais emocionais — o famoso “religião não se discute” —, também são os sentimentos fortes, e não os argumentos, que costumam motivar a mudança de ideia. Ex: uma pessoa homofóbica que acolhe o filho homossexual.

Mas aí é que está: mudar de ideia é algo que alimenta o nosso encantamento pela vida, ativa a nossa curiosidade e nos empurra ao exercício crítico que alimenta a nossa capacidade de aprender.