Dicas pra mulheres que querem rodar o mundo na sua própria companhia.

a maravilhosa arte de viajar sozinha

Foto: Henry Gills  / Unsplash

Pra quem ainda tem receio, um alento: depois de uma ou duas viagens sozinha, você se acostuma. E talvez até goste mais desse jeito de rodar o mundo do que esperava. Afinal de contas, é difícil superar a liberdade, a possibilidade de contemplação e a espontaneidade que essa experiência proporciona.

A cartilha clássica inclui evitar pegar transporte público ou andar sozinha de madrugada, se manter sóbria, avisar pessoas próximas sobre seu paradeiro e pesquisar sobre problemas específicos — golpes comuns com turistas, por exemplo — do lugar que você vai visitar.

segurança  é básico

— Grandes capitais sempre têm muito o que fazer e, no fim das contas, está todo mundo sozinho na multidão. — Destinos com uma cena mochileira forte, como Peru, Bolívia, Sudeste Asiático, Austrália, algumas regiões da Europa e México são bons pra conhecer outros viajantes. — Lugares onde você pode entrar em excursões com outras pessoas, a exemplo de Atacama, Machu Picchu, Bonito ou Chapada Diamantina.

pra onde?

— Roteiros clássicos de lua de mel.  — Viagens muito longas de carro. — Países que não são acolhedores pra mulheres sozinhas — pesquise antes de ir!

melhor não!

Há uma série de pequenas agências e até influenciadores de nichos diversos que organizam grupos de mulheres com um propósito específico: surf, yoga, fotografia, trekking, camping, só mulheres...

procure sua turma

Esse tipo de hospedagem está cada vez mais diversificado, englobando também quartos privativos e espaço de coworking. É, possivelmente, o jeito mais eficaz de conhecer outros viajantes. 

Fique em um hostel

Ir a um restaurante sozinha pode ser uma experiência ótima. Mas, se você se sente incômoda, prefira mercados gastronômicos, feiras, padarias, cafés ou o balcão do bar. Comprar um sanduíche e comer no parque também vale. A saber: ter um livro na bolsa ajuda a lidar com refeições solitárias sem mergulhar no celular.

mesa pra uma

Cursos e atividades podem enriquecer sua trip sozinha. Visitar uma cervejaria artesanal ou vinícola, participar de um retiro espiritual, se inscrever em um curso de língua ou fazer um trabalho voluntário são algumas ideias.