A Maravilhosa História do Verão da Lata

Como 15 mil latas com a melhor maconha tailandesa transformaram o verão de 1987/1988 na versão brasileira do summer of love, em um cenário de abertura e euforia após o fim da ditadura militar.

O Destino de Solano Star

Comprado na Austrália, o navio Solana Star foi carregado com 22 toneladas de maconha na Tailândia. O destino final das 15 mil latas com 1,5kg do melhor bagulho prensado com mel, a vácuo, seriam os EUA.

Quando o Solana Star se aproximou da costa do Brasil, a polícia foi avisada pela DEA, a agência americana de combate às drogas, e acionou a Marinha. Apesar do navio brasileiro não ter visto os traficantes, ele foi visto por eles. Pra não rodar, os caras jogaram tudo no mar perto da Ilha Grande (RJ).

O Solana Star só foi encontrado quando já estava atracado no Rio de Janeiro, vazio. O único da tripulação a bordo era, supostamente, o cozinheiro, que foi em cana. O chefão da operação foi preso em Miami.

Sobrou pro "Cozinheiro"

Foi só duas semanas depois da prisão do “cozinheiro” que a “prova” do crime começou a chegar em terra firme, no Arpoador, no Leblon, em Angra dos Reis... Em São Paulo, as primeiras foram avistadas no Guarujá. Depois, em Ubatuba, Ilhabela... Só 3292 latas foram apreendidas pela polícia (2533 em SP)!