ilustrações: eduardo gayotto / noum project

De questões espirituais a argumento pra vender produtos: citações sobre esse ramo científico estão por toda parte. O que está por trás desse hype?

A NEUROCIÊNCIA TEM RESPOSTA PRA TUDO?

Você sabe mesmo do que se trata?

Na filosofia de botequim, nos interesses de uma galera no app de relacionamento e — claro — até em papos mais sérios. Por que a neurociência tem gerado tanto interesse?

Neurocientistas nos ajudam a explicar o que há de tão fascinante nesse campo — e os cuidados que precisamos ter na hora de sair citando conceitos tão complexos sem o devido embasamento.

Não confundir Neurocientista: profissional que se dedica a entender o funcionamento do sistema nervoso, incluindo o cérebro, e não está apto a diagnosticar e receitar tratamentos pra casos clínicos. Neurologista: médico especializado no estudo e no diagnóstico de doenças que afetam o sistema nervoso. Neurocirurgião: médico especializado em cirurgias no sistema nervoso, pra tratar tumores, problemas de coluna etc.

A NEUROCIÊNCIA BUSCA SOLUÇÕES E RESPOSTAS A QUESTÕES ATUAIS

qualidade de vida, prevenção e autonomia corporal.

Ao estudar os impactos do sistema nervoso no comportamento, no pensamento, nas emoções e no funcionamento geral do corpo, a neurociência toca em questões que intrigam o ser humano desde sempre, trazendo explicações e aplicações que furam a bolha acadêmica. Além disso, como é uma área em expansão, gera novidades constantemente, o que amplia sua presença na mídia.  

A neurociência traz um novo entendimento do comportamento humano, sendo considerada uma ciência mais jovem, com um olhar mais direto e palpável sobre essa questão. Isso, associado a uma necessidade crescente do mercado de desenvolver soluções mais assertivas, têm trazido grande visibilidade. __

Ana Carolina Souza, neurocientista, professora na FDC, ESPM e Casa do Saber, e sócia-fundadora da Nemesis

Neurociência na prática, alguns exemplos:   ·  Desenvolvimento de medicamentos com ação no sistema nervoso: por exemplo, antidepressivos, tratamentos pra TDAH etc. ·  Tecnologias que nos permitem fazer exames avançados: ressonância magnética funcional, aparelhos de eletroencefalografia etc. ·  Criação de recursos que trazem maior qualidade de vida pra diversos grupos, como implantes cerebrais. ·  Avanços tecnológicos associados ao processamento de informações e à sinergia entre o homem e a máquina.

Nada é tão sexy e complexo quanto o cérebro humano. Além disso, estamos vivendo uma inundação de conteúdos em IA e o cérebro é o grande paradigma para as redes neurais artificiais. Nada mais natural, portanto, que esse hype. __

Álvaro Machado Dias, professor da UNIFESP, colunista e sócio do Instituto Locomotiva e do MIT Technology Review Brasil

Tudo isso tem a ver com neurociência: Neuroplasticidade Como o cérebro se adapta e muda — chave pra recuperação, aprendizado e saúde mental. Personalidade O que nos torna únicos e como isso impacta o comportamento, o bem-estar e as relações. Afetos A forma como processamos emoções e sentimentos. Tecnologia Conexões entre o cérebro e máquinas. Decisões Como fazemos as nossas escolhas.

Tudo isso tem a ver com neurociência: Neuroplasticidade Como o cérebro se adapta e muda — chave pra recuperação, aprendizado e saúde mental. Personalidade O que nos torna únicos e como isso impacta o comportamento, o bem-estar e as relações. Afetos A forma como processamos emoções e sentimentos. Tecnologia Conexões entre o cérebro e máquinas. Decisões Como fazemos as nossas escolhas.

É comum ver o termo ‘neurociência’ sendo usado de maneira inadequada, na tentativa de dar credibilidade científica a produtos e serviços sem respaldo real. O cérebro é complexo, e qualquer conclusão sólida nessa área depende de muitas variáveis. Por isso, simplificações certamente levam ao erro e à desinformação. __

Bruna Dimantas, mestre em neurociência comportamental pela University College London, no Reino Unido, e fundadora da Mind Match

NEUROCIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE

Também há um interesse crescente em explorar como o cérebro se relaciona com experiências espirituais e religiosas — a neuroteologia, por exemplo, busca entender o que acontece durante estados de meditação profunda, oração ou experiências místicas. Esse estudo é tão válido quanto os demais da neurociência. No entanto, é preciso prestar atenção quando essa associação é usada com o intuito de validar discursos dogmáticos ou vender soluções milagrosas.

LIVROS PRA SE APROFUNDAR

Cem bilhões de neurônios, Roberto Lent Neurociência da mente e do comportamento, Roberto Lent O erro de Descartes, António Damásio Rápido e devagar: Duas formas de pensar, Daniel Kahneman O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, Oliver Sacks Incógnito: As vidas secretas do cérebro, David Eagleman

LIVROS PRA SE APROFUNDAR

O cérebro e a inteligência emocional, Daniel Goleman O que o cérebro tem para contar, V. S. Ramachandran Cérebro: Uma biografia, David Eagleman Sete lições e meia sobre o cérebro, Lisa Feldman Barrett Nação dopamina, Anna Lembke Por que as zebras não têm úlceras, Robert Sapolsky O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho, Sidarta Ribeiro