A teoria mais aceita é a de que a palavra jeans venha de “Genova”, cidade italiana onde um tecido resistente de sarja era produzido no século 19. Já a palavra denim teria origem em “de Nîmes”, em referência à cidade francesa que, na mesma época, produzia um material parecido.

Inicialmente, os jeans eram feitos pra vestir trabalhadores braçais. O modelo mais icônico, Levi’s 501, foi criado em 1890 e popularizou de vez o blue denim.

Ainda assim, as calças só começaram a flertar com o cool na década de 1920, de carona com os cowboys de Hollywood na pele de ícones como John Wayne. Na década de 1930, a Vogue cunhou o termo western chic pra definir o estilo.

METAMORFOSE AMBULANTE

METAMORFOSE AMBULANTE

De lá pra cá, as cinturas subiram e baixaram; os tecidos ganharam elasticidade; o look oversize virou uniforme do movimento hip-hop; as possibilidades de cores e lavagens se provaram infinitas; a boca abriu e fechou e o jeans ganhou passe livre pra compor qualquer look.

TENDÊNCIA DEFINITIVA

TENDÊNCIA DEFINITIVA

São necessários de 2 a 3 mil litros de água pra produzir uma calça jeans e 2M de toneladas de resíduos têxteis acabam em lixões e aterros por ano. Diante dos fatos, o upcycling — dar nova vida a peças que iriam pro lixo – e os jeans sustentáveis são as tendências mais relevantes dos últimos anos, independente do corte.