Sabia que trabalhar no computador ou responder mensagens no celular pode fazer você simplesmente parar de inspirar e expirar em alguns momentos? Respire fundo e vem entender mais.

ilustrações: eduardo gayotto

Ficar sem ar ao abrir o seu e-mail e se deparar com as pendências do dia pode não ser apenas um modo de dizer. Estudos recentes indicam que a maioria das pessoas não respira direito quando está concentrada em uma tela e até deixa de inalar e exalar em alguns momentos. O fenômeno tem nome: apneia de tela.

Ironicamente, foi uma executiva da Microsoft, Linda Stone, que chamou a atenção pro fenômeno, em 2007. E ela mesma fez um estudo informal, monitorando a respiração e os batimentos cardíacos de 200 pessoas enquanto checavam seus e-mails. O resultado? 80% dos participantes ficaram com a respiração alterada.

sem respirar

bombardeio de estímulos

O jornalista especializado em ciência James Nestor fala desse fenômeno no livro Respire: A nova ciência de uma arte perdida, lançado em 2020. Segundo ele, o uso muito mais amplo das telas nos últimos anos provavelmente intensificou esse problema, já que nós não evoluímos pra lidar com tantos estímulos o tempo todo.

ação e reação

Segundo Stephen Porges, professor de psiquiatria da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, a apnéia da tela é parte da resposta do nosso corpo ao stress causado por uma possível ameaça. Quanto mais inesperado o estímulo — mesmo que seja uma notificação — maior a chance de o corpo reagir dessa forma.

Fora isso, a atenção exige esforço mental, o que desencadeia uma série de mudanças fisiológicas, incluindo respiração mais superficial e desaceleração da frequência cardíaca pra “acalmar” o corpo e desviar recursos pra ajudar na concentração.

foco e força

Essa reação em cadeia é natural do ser humano e não há problema em passar por isso eventualmente. No entanto, com o uso intensificado das telas, o fato é que nosso sistema nervoso acaba ficando em permanente estado de alerta. Além disso, passar tantas horas com a respiração rasa também pode gerar uma sensação de exaustão no fim do dia.

PIT-STOP DA RESPIRAÇÃO

Pra reverter esse quadro, é importante tomar consciência de como você respira enquanto trabalha. Inalar pela boca, por exemplo, pode ser um sinal de respiração rasa. Portanto, preste atenção e faça algumas pequenas pausas pra respirar fundo. Se necessário, deixe uns lembretes espalhados pelo escritório.

Essas pausas são ainda mais efetivas se você conseguir acrescentar um pouco de atividade física. Dar uma voltinha, se possível a céu aberto, já ajuda muito. Só não vale, nesses intervalos, levar o celular junto e continuar checando mensagens. Até porque, quanto menor a tela, maior o esforço que o corpo tem que fazer pra focar a atenção.