A VOLTA DAS CÂMERAS DIGITAIS

A VOLTA DAS CÂMERAS DIGITAIS

Surfando na onda da nostalgia dos anos 2000, as máquinas que registraram as primeiras selfies estão de volta. Entenda esse revival.

Se você foi a algum festival recentemente, deve ter visto um monte de gente com um acessório inusitado em mãos: câmeras digitais. Poderia ser apenas uma ideia boa pra registrar o rolê sem medo do celular voar, mas é mais um jeito de embarcar na nostalgia dos anos 2000.

Bruna Marquezine e a cantora Dua Lipa anteciparam essa tendência há um tempinho, postando fotos — e dando o que falar — com câmeras vintage parecidas com as que registraram as primeiras selfies, quando elas ainda estavam no jardim de infância.

APEGO ESTÉTICO

Mas não se trata apenas de moda. Entre quem curte fotografia, a nostalgia assume outra conotação. Há quem diga que os modelos iniciais de câmeras digitais, anteriores a 2010, têm uma textura que se aproxima à do filme.

ALTA INDEFINIÇÃO

ALTA INDEFINIÇÃO

Nessa nova comunidade de entusiastas de câmeras digitais antigas também há aqueles que se cansaram da aparência muito “perfeitinha” das imagens produzida por equipamentos mais modernos.

E toda essa estética retrô com a vantagem de serem bem menos complexas de operar que as câmeras analógicas — que também andam em alta —, mais baratas e, obviamente, mais rápidas.

PRATICIDADE DAS ANTIGAS

Além de nutrir um apego a essa estética do passado, quem curte câmera digital está ficando sem opções atualizadas. Marcas como Panasonic e Nikon já deixaram de produzir esses modelos. Segundo o jornal Nikkei Asia, a produção de câmeras digitais compactas caiu 97% em relação ao nível de 2008  — só 3,01 milhões de unidades foram despachadas em 2021.

OBJETOS DO DESEJO

OBJETOS DO DESEJO

Ícones dos anos 2000, as Cyber-Shot, da Sony, voltam a ser as mais cobiçadas nesse revival, especialmente as coloridas, em rosa, verde ou azul. Marcas como Olympus, FujiFilm e Pentax também estão bem na fita.

Se até as calças de cintura baixa voltaram a emergir das catacumbas da moda, por que não ressuscitar um aparelhinho fofo que jaz no fundo da sua gaveta e ainda funciona?

RECICLAGEM TECH

No embalo da febre tech 2000, que outros aparelhos obsoletos devem sair do baú? GPS em tempos de Waze e Google Maps? Blu-ray na era do streaming? iPods no reino das plataformas de áudio? Faça suas apostas.