Em tempos de hiperconexão, essa ferramenta vintage assume novos papéis e aparece como uma saída pra quem deseja fazer um uso mais racional da comunicação on-line.

a volta por  cima do e-mail

Foto: Getty Images / Unsplash

A tão anunciada morte do e-mail nunca chegou.

Mais de 50 anos após o disparo da primeira mensagem entre endereços sinalizados com um @, a ferramenta é utilizada por mais de 4,37 bilhões de pessoas (dados do Radicati Group), continua sendo essencial na comunicação das empresas em todo o mundo e funciona como um porto seguro na era da dispersão de atenção.  

dos adultos presentes on-line utilizam e-mail.

92%

61%

87%

72%

dos adultos presentes  on-line utilizam  e-mail diariamente

dos líderes de marketing afirmam que o e-mail  é fundamental pra  seu sucesso.

dos consumidores escolhem e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

Fontes: The 2023 State of Email Workflows Report (Litmus), Search and email still top the list of most popular online activities (Pew Research Center); Marketing Research Chart: How do customers want to communicate? (MarketingSherpa)

À medida que o seu design e sua função evoluíram, o e-mail sobreviveu a movimentos culturais, a mudanças de hardwares tecnológicos e a inúmeras tendências, provando não só a sua relevância cultural, mas também a sua funcionalidade continua resistindo à passagem do tempo.

Trecho da apresentação da exposição Email is Dead, no Design Museum de Londres

_

Elegante e serena, essa resposta a uma mensagem que chegou por WhatsApp é a senha pra dizer que você prefere administrar a sua comunicação profissional de uma forma menos frenética e estabelecendo prioridades.

“Me manda por  e-mail, por favor?”

Foto: Getty Images / Unsplash

Ter um @hotmail: ultrapassado ou cool?

Foto: Getty Images / Unsplash

Sua caixa postal, suas regras. Assinando as newsletters que fazem sentido pra você, seu Inbox pode entregar a curadoria de informação que deseja consumir, sem que o algoritmo das redes o leve a caminhos que não pretendia percorrer.

Abaixo o  algoritmo

A nova carta de amor. O novo contrato. Canal pra uma DR civilizada. O arquivo da sua vida profissional. Depósito de notas fiscais.

o email é...

Em meio a tantas mensagens diretas, emojis, áudios e afins, o que chega por e-mail de um remetente conhecido adquire outro peso, outra relevância. Em muitos casos, é a nova carta de próprio punho.

outro peso

Foto: Arnom Sanoer / Unsplash