Hobby, nostalgia ou diversão? Por que cada vez mais gente grande investe em itens supostamente infantis.

Adultos que amam brinquedos: qual é a dos kidults?

Kidult  =  “kid” (criança) + “adult” (adulto).   Criado no final dos anos 1950 pra descrever programas de TV que agradavam tanto crianças quanto adultos, segundo a BBC, hoje o termo serve pra descrever os maiores de idade que compram e colecionam brinquedos, personagens e itens que, supostamente, seriam voltados ao público infantil.

Fontes: WGSN (1) e Business Insider (2)

NEW KIDS ON THE BLOCK

Alguns antigos amigos, como os bonecos Funko, Legos e os action figures, ganharam novos companheiros colecionáveis, a exemplo da recente febre dos monstrinhos Labubus e — polêmicas à parte — dos bebês reborn.

Em um mundo onde ser adulto geralmente significa stress, valorizar a alegria da infância se tornou importante. É por isso que os brinquedos que evocam nostalgia e atendem tanto a crianças quanto adultos estão ganhando atenção.

Fonte: “Business strategy: the kidult consumer and their impact on gaming” (WGSN)

___

Uma pesquisa mundial da Lego apontou que 93% dos adultos se sentem estressados regularmente. 86% dos adultos afirmam que brincar os ajuda a relaxar do trabalho.

O mercado da nostalgia também tem se voltado aos filmes, a exemplo do grande sucesso de bilheteria Barbie e do recente live-action de Lilo e Stitch. Grande parte dos produtos envolvidos na divulgação, incluindo os brinquedos, foram direcionados ao público adulto.

DOS FILMES ÀS LOJAS

Brincar pode oferecer alívio emocional e ajuda a criar um espaço pra desconectar das responsabilidades da vida adulta.

Pra muita gente, se envolver com jogos e brinquedos é uma forma de acessar um estado de leveza, criatividade e até de introspecção, o que pode trazer benefícios pro bem-estar.

EM BUSCA DE LEVEZA