Antídoto para a Ansiedade

Um estudo inédito acompanhou 200 mil esportistas por até 21 anos e concluiu que o exercício físico pode ser um excelente ansiolítico natural.

Suar É Preciso

Diversos estudos já comprovaram que praticar alguma atividade aeróbica não só faz bem para o corpo, como também melhora a saúde mental, reduzindo as chances de desenvolver depressão. Quem treina regularmente também costuma se sentir menos estressado e mais feliz.

Mas, até agora, nenhum estudo tinha sido tão abrangente ao abordar a relação direta entre exercício físico e ansiedade, como o recém-publicado na revista científica Frontiers in Psychiatry, que envolveu 200 mil praticantes de esqui cross-country (a maratona da modalidade), mais um número equivalente de pessoas relativamente sedentárias.

Em um trabalho hercúleo, os pesquisadores da Lund University, da Suécia, acompanharam os registros médicos de toda essa galera por períodos de 10 a 21 anos. Com isso, descobriram que o grupo de esquiadores tinha 50% menos risco de desenvolver ansiedade do ponto de vista clínico.

Multidão de "cobaias"

A mesma propensão a viver em um estado de calma foi observada tanto em esquiadores como em esquiadoras de todas as faixas etárias, com uma curiosa exceção: as mulheres mais bem colocadas em competições de esqui cross-country mostraram maior tendência a desenvolver ansiedade a médio prazo,  provavelmente devido a treinos intensos e pressão por resultados.

Ainda que esse estudo tenha focado em esquiadores, os resultados levam a crer que praticar qualquer exercício aeróbico regularmente ajuda a acalmar a mente e evitar cair na espiral de preocupação, nervosismo e medo que caracteriza o transtorno de ansiedade.

Calmante Natural

O estudo com esquiadores não explica como o exercício interfere diretamente nos níveis de ansiedade. Mas os pesquisadores sugerem que a atividade física altera a química cerebral relacionada ao humor, regulando substâncias como dopamina e serotonina e contribuindo para a saúde mental como um todo.