É certo que essas ferramentas podem ser de grande ajuda. Mas como lidar com a presença do celular enquanto tentamos meditar ou praticar yoga?

AS ARMADILHAS DOS APPS DE BEM-ESTAR

AS ARMADILHAS DOS APPS DE BEM-ESTAR

Feche os olhos, mantenha a postura ereta e concentre-se na respi... BLING! Ah, preciso desligar as notificações aqui. E não é que esqueci de responder a mensagem da fulana? Aproveitando, deixa eu dar uma checadinha no e-mail e conferir os likes da minha última postagem no Insta. Dez minutos vidrados na tela depois, você mal lembra que tinha se proposto a meditar. 

Obviamente, os aplicativos de meditação, fitness e afins têm um lado ótimo: qualquer coisa que nos faça mexer o corpo e acalmar a mente pode trazer benefícios. Além disso, essas ferramentas tornaram as técnicas de atenção plena e várias modalidades de atividades físicas — pilates, yoga, HIIT etc — mais acessíveis ao grande público.

ajuda válida

Acontece que, nos dias de hoje, cuidar do bem-estar também passa por se afastar um pouco das telas e do universo virtual. Querer fazer isso com um celular na mão é algo extremamente desafiador.

eis a questão

O mais louco é que uma pesquisa recente descobriu que a mera presença do telefone no mesmo ambiente — mesmo no bolso ou desligado! — reduz significativamente a capacidade cognitiva. Ou seja, a sua habilidade pra pensar, resolver problemas e criar.

imã de atenção

Isso tem a ver com o fato de que, segundo mostram pesquisas em psicologia cognitiva, os humanos aprendem a prestar atenção automaticamente às coisas que são habitualmente relevantes, mesmo quando estão focados em uma tarefa diferente — uma mãe, por mais ocupada que esteja, geralmente é capaz de ouvir o choro do bebê de longe.

Além do mundo de distrações que o celular traz por definição, as plataformas de atividades de bem-estar também se converteram em usinas de conteúdo por assinatura cujas existências dependem de você consumir seus vídeos, cursos, podcasts e afins. Se bobear, lá se vai o dia inteiro em apps como Calm, Headspace e Apple Fitness+.

OCEANO DE CONTEÚDO

Por mais que esses apps possam, sim, ser de grande ajuda, também vale atentar pro fato de que existe um risco físico em treinar sem ser na presença de um especialista, e que ticar sessões de cinco minutos de meditação ou HIIT da lista de tarefas pode dar uma sensação, nem sempre verdadeira, de que você já está “resolvendo” a sua saúde com isso.

USO CONSCIENTE