Shokupan, shio-pan, drinks de matchá, docinhos mil: onde provar essas e outras delícias na metrópole.
Foto: Pato Rei
de São Paulo
Inaugurada recentemente, serve café, pães artesanais e refeições — de toasts a sanduíches, passando por pokes e pratos. Entre os destaques, estão o sorvete com yuzu (fruta cítrica típica do Japão), o shokupan (pão de leite), os cookies de matchá ou missô, o shio-pan (pão de sal) e focaccia de shitake.
Foto: Divulgação / Hayashi Bakery
Vila Clementino
Inspirada nas kissatens, clássicas coffee shops nipônicas que se multiplicaram no Japão no século 19, serve vários tipos de café, chás e infusões, além de doces e salgados, no mesmo salão que o restaurante homônimo, na Japan House. Fazem sucesso o pão de ló de matchá com ganache de chocolate branco e cranberry ao licor umeshu, e o brownie de chocolate intenso com farinha de arroz glutinoso.
Foto: Divulgação / Aizomê Café
Av. Paulista
Pães de fermentação natural, focaccia de kimchi, shokupan e melon pan de chocolate (pão doce japonês em formato de melão) são os pontos fortes dessa padaria que a chef Telma Shiraishi, do Aizomê, definiu como a melhor do seu bairro.
Foto: Divulgação / Hakkopan
PARAÍSO
Dentro do Empório Daruma, tem docinhos tentadores como o pavê de matchá, salgados, bebidas japonesas de lata e receitas vistosas como a Matcha Latte Ice Float. No frio, vai bem um chocolate quente.
Foto: Divulgação/ Daruma Coffee
cerqueira césar
Além de cafés, chás e bebidas variadas — prove a soda floral! —, produz doces decorados fofíssimos e salgadinhos como a gulosa coxinha de catupiry com shimeji. Entre os destaques está o choux cream de creme, chocolate ou matchá.
Foto: Divulgação / 89°C Coffee Station
liberdade
Mais confeitaria do que padaria, serve os doces preparados pelo renomado chef Cesar Yukio. A estrela da casa é a panacota em forma de gatinho — que “dança”. Também tem salgados, bebidas incrementadas e cafés pra acompanhar.
foto: Divulgação / Hanami
Vila madalena
Servem brunch todo dia, com comidinhas típicas: panqueca japonesa, onigiri (bolinho de arroz chapeado na manteiga) e katsu sando (sanduíche). Também serve vários tipos de cafés e pratos japoneses, como karê de pato e omuraissu (arroz temperado).
Foto: Divulgação / Pato Rei
pinheiros
Yogashi é um estilo de confeitaria que combina a escola ocidental com ingredientes japoneses, a exemplo de matchá, gergelim e shissô (erva da família da menta). Vale experimentar a anmitsu (sobremesa tradicional), o choux cream (de vários sabores), o brownie de matchá e os bolos na caixinha, de pão de ló japonês.
Foto: Divulgação / Vivianne Wakuda Pâtisserie
Vila madalena