ilustrações: eduardo gayotto / noum project

Vale investir mais de mil reais nesse treco que sacode o esqueleto? A ciência responde.

AS PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS VOLTARAM

(DE NOVO)

Parafernálias que vibram e prometem melhorar o condicionamento físico não são novidade. 

Já estavam presentes nas televendas dos anos 1990 — alô, 1406! —, tiveram seu momento lá por 2010 e voltaram à cena no surto de fitness caseiro da pandemia. 

Agora, as plataformas vibratórias ressurgiram como uma das trends de bem-estar do momento nas redes sociais.

aprox. entre R$ 1000 e R$ 2000 — mas o céu é o limite

PREÇO

TAMANHO

60 x 40 x 18 cm (em média)

PESO

aprox. 10 kg

PROMESSAS

perda de peso, drenagem linfática, condicionamento físico, potencialização do treino, aumento da densidade óssea e até aceleração do metabolismo.

BOM SENSO + CIÊNCIA

É razoável pensar que usar uma plataforma vibratória acrescenta alguma carga aos músculos — especialmente se você fizer exercícios em cima dela. No entanto, segundo apurou uma reportagem do The New York Times, os dados científicos sobre os benefícios do gadget são escassos. A seguir, a gente resume o que já foi comprovado.

PERDA DE PESO

Uma revisão de estudos feita pela University Health Network, no Canadá, observou 280 adultos saudáveis usando plataformas vibratórias por entre seis semanas e seis meses. Houve perda de peso? Sim, mas não o suficiente pra alterar a composição corporal.

EQUILÍBRIO

É evidente que se exercitar sobre uma superfície que vibra exige mais esforço do que ficar de pé no chão. Isso pode, potencialmente, melhorar o seu equilíbrio a longo prazo. No entanto, a maior parte das pesquisas sobre esse tema foca em pessoas com condições médicas que afetam a estabilidade.

Um estudo brasileiro conduzido por pesquisadores da UERJ, da UFRV e da UENP demonstrou que plataformas vibratórias podem melhorar a densidade óssea de mulheres na pós-menopausa. Poderia funcionar pra todo mundo? Em teoria, sim, já que as contrações musculares fortalecem os ossos. Mas faltam estudos mais amplos.

FORÇA

DOS OSSOS

PODE DAR RUIM?

Fonte: Plataforma vibratória: complicações clínicas e cuidados no uso de plataformas para exercícios de vibração no corpo inteiro (Sebastião David Santos-Filho, Ludmilla Bonelli e Mario Bernardo-Filho)

Vermelhidão nas pernas.

Dor de cabeça.

Aumento da sensibilidade muscular.

*Os sintomas foram observados de forma passageira.

Se ter uma plataforma vibratória motiva você a se exercitar, não há problema em comprar uma. Mas desconfie de promessas que parecem boas demais. O equipamento sozinho não ajudará a alcançar seus objetivos de condicionamento físico ou perda de peso. Essas coisas não podem substituir uma boa alimentação e exercícios. __

Trecho da reportagem “People Are Using Vibration Plates to Lose Weight. Do They Work?”, do The New York Times