Você só tem que calçar o tênis e sair por aí colocando um pé na frente do outro pra ter uma saúde física melhor e manter a cabeça leve.
Um relatório publicado recentemente no The British Journal of Sports Medicine com base em 196 estudos sobre o tema concluiu que caminhar pelo menos 11 minutos por dia já reduz significantemente os riscos de desenvolver doenças cardíacas, vários tipos de câncer e a mortalidade em geral.
O mesmo estudo também indica que andar pelo menos 150 minutos por semana de uma forma intensa — que permita elevar os batimentos cardíacos — reduz ainda mais as chances de ter essas doenças e ajuda a aliviar vários tipos de dores no corpo, especialmente nas juntas e na região da coluna lombar.
Tendência em alta nos Estados Unidos e na Europa, as sessões de terapia com caminhada vêm ganhando espaço entre os que não se sentem confortáveis nos consultórios, e também porque o movimento em si contribui pra reduzir o stress, aliviar a tensão corporal e fazer o paciente respirar fundo.
Outra pesquisa recente demonstrou que uma caminhada de meia hora cinco dias por semana pode melhorar o fluxo sanguíneo do cérebro e, consequentemente, o funcionamento cognitivo geral, incluindo a memória.
Sabe aquela coisa do povo do Vale do Silício fazer reuniões perambulando ao invés de trancados numa sala? Também tem base científica: pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que caminhar dá um belo boost na inspiração criativa, tanto durante como depois.
Praticamente todo mundo já teve aquela sensação de estar “ruminando” um pensamento que insiste em invadir a mente e se recusa a ir embora. Caminhar pode ser um ótimo remédio nessas horas, já que ajuda a “limpar” a cabeça de ideias e sensações intrusivas, ajudando a diminuir a ansiedade e a regular o humor.
A caminhada é a desculpa perfeita pra ouvir o seu podcast favorito — desencane das notícias e procure algo mais relaxante. Quem tem dificuldade de meditar porque não consegue ficar parado, também pode aproveitar e praticar mindfulness. Vários apps têm meditações guiadas pra caminhar.