ilustrações: eduardo gayotto / noum project

A acusação de que checagem de fatos é censura costuma ser apresentada como defesa da liberdade de expressão — mas protege quem quer manipular a opinião pública com informações falsas.

CHECAGEM DE FATOS: POR QUE ISSO IMPORTA?

É uma ferramenta do jornalismo que dá ao cidadão recursos pra que ele analise discursos e fatos. O objetivo é ampliar o debate pautado em dados e informações precisas — o oposto de censurar.

A checagem de fatos é a verificação do nível de veracidade do discurso de políticos ou pessoas que têm poder e espaço de fala pra impactar o debate público. 

O Relatório de Riscos Globais 2025, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, concluiu que desinformação é o principal problema a ser enfrentado pelo mundo a curto prazo. O compartilhamento de informações enganosas é considerado um risco maior que eventos climáticos extremos e guerras.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE?

O QUE A CHECAGEM DE FATOS...

qualidade de vida, prevenção e autonomia corporal.

O que a checagem de fatos faz: – Verificar dados. – Dar contexto a informações. – Oferecer fontes confiáveis pra que qualquer pessoa chegue à origem de uma informação.

O QUE A CHECAGEM DE FATOS...

qualidade de vida, prevenção e autonomia corporal.

O que a checagem de fatos não faz: – Censurar discursos. – Remover conteúdos ou contas de redes sociais.

O modelo do clube de social wellness Life Time, dos EUA, ilustra essa tendência. ·  Clínicas de longevidade dentro das unidades. ·  Monitoramento de glicose via app. ·  Café e wellness bar. ·  Coach digital e treinos on-line. ·  Linha de suplementos nutricionais própria. ·  Estações de banhos de gelo. ·  Quadras de pickleball. ·  Coworking. ·  Coliving: apartamentos com concierge de wellness.

Lembra de como, na pandemia, declarações sem provas de políticos sobre supostos perigos das vacinas aumentaram o pânico em meio a uma grave crise de saúde?

 Como resultado, a população passou a duvidar de informações baseadas em evidências científicas e, em 2021, o Brasil — referência mundial em vacinação —  atingiu a menor cobertura vacinal em 20 anos: 52,1%.

Fonte: Observatório da Atenção Primária à Saúde

A possibilidade de dizer por que algo não é verdadeiro também é liberdade de expressão. __

Trecho da carta aberta da International Fact-Checking Network (IFCN), em resposta ao anúncio do fim do programa de checagem independente nas redes da Meta nos EUA

☑️ Acompanhar organizações de checagem de fatos como a Lupa. ☑️ Conferir se o título da notícia reflete o que está no texto. ☑️ Checar quem está divulgando a informação. Você confia nesse autor? Ou nunca leu nada dele antes? ☑️ Verificar a data de uma informação ou afirmação pra ter certeza que a “notícia” que você recebeu não é velha. ☑️ Duvidar de URLs estranhas. Isso vale pra sites que se dizem noticiosos ou pra venda de produtos (cuidado com os golpes).

PRA NÃO CAIR EM DESINFORMAÇÃO

Em situações de pânico, segure o dedo antes de compartilhar. Momentos de tensão são propícios à proliferação de informações falsas.