ilustrações: eduardo gayotto / noum project
A acusação de que checagem de fatos é censura costuma ser apresentada como defesa da liberdade de expressão — mas protege quem quer manipular a opinião pública com informações falsas.
O Relatório de Riscos Globais 2025, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, concluiu que desinformação é o principal problema a ser enfrentado pelo mundo a curto prazo. O compartilhamento de informações enganosas é considerado um risco maior que eventos climáticos extremos e guerras.
qualidade de vida, prevenção e autonomia corporal.
O que a checagem de fatos faz: – Verificar dados. – Dar contexto a informações. – Oferecer fontes confiáveis pra que qualquer pessoa chegue à origem de uma informação.
qualidade de vida, prevenção e autonomia corporal.
O que a checagem de fatos não faz: – Censurar discursos. – Remover conteúdos ou contas de redes sociais.
O modelo do clube de social wellness Life Time, dos EUA, ilustra essa tendência. · Clínicas de longevidade dentro das unidades. · Monitoramento de glicose via app. · Café e wellness bar. · Coach digital e treinos on-line. · Linha de suplementos nutricionais própria. · Estações de banhos de gelo. · Quadras de pickleball. · Coworking. · Coliving: apartamentos com concierge de wellness.
Lembra de como, na pandemia, declarações sem provas de políticos sobre supostos perigos das vacinas aumentaram o pânico em meio a uma grave crise de saúde?
Como resultado, a população passou a duvidar de informações baseadas em evidências científicas e, em 2021, o Brasil — referência mundial em vacinação — atingiu a menor cobertura vacinal em 20 anos: 52,1%.
Fonte: Observatório da Atenção Primária à Saúde
Trecho da carta aberta da International Fact-Checking Network (IFCN), em resposta ao anúncio do fim do programa de checagem independente nas redes da Meta nos EUA
☑️ Acompanhar organizações de checagem de fatos como a Lupa. ☑️ Conferir se o título da notícia reflete o que está no texto. ☑️ Checar quem está divulgando a informação. Você confia nesse autor? Ou nunca leu nada dele antes? ☑️ Verificar a data de uma informação ou afirmação pra ter certeza que a “notícia” que você recebeu não é velha. ☑️ Duvidar de URLs estranhas. Isso vale pra sites que se dizem noticiosos ou pra venda de produtos (cuidado com os golpes).