Um passo a passo pra conseguir sair da espiral de cansaço e recuperar a vitalidade.
A prioridade número um pra sair da espiral de exaustão é voltar a ter noites de sono de qualidade. Comece por estabelecer quantas horas você precisa dormir pra descansar e reorganize sua vida de forma que consiga passar esse tempo — ou quase isso — na horizontal. Complicado? Sim. Mas é essencial.
Uma vez que você já sabe a hora-limite pra dormir e acordar bem no dia seguinte, coloque um alarme uns 45 minutos antes e, a partir daí, comece a desacelerar. Deixe o celular de lado, reduza as luzes ao seu redor e tente relaxar. Se você conseguir melhorar o seu descanso, pode passar de fase.
Comece com metas alcançáveis — ninguém vai do sedentarismo ao crossfit em um dia —, tentando estabelecer uma rotina. Por exemplo: meia hora de exercícios aeróbicos 3X por semana, na mesma hora. Alongamento e caminhadas suaves também podem funcionar como um primeiro passo.
Avançando nessas questões mais básicas, é muito provável que você terá mais energia e foco no dia a dia para, assim, assumir outros desafios, como começar um novo projeto, planejar uma viagem, encontrar as pessoas queridas e outras coisas adiadas em nome do cansaço.
Elizabeth Grace Saunders, especialista em gerenciamento de tempo e autora de How to Invest Your Time Like Money, para a Harvard Business Review