Algumas pessoas são naturalmente mais resilientes que as outras. Mas também dá pra treinar e desenvolver esse “superpoder”.

como criar resiliência?

A resiliência nos permite navegar por tempos difíceis. Em outras palavras, é uma espécie de superpoder que combina flexibilidade mental, emocional e comportamental e nos faz tomar decisões alinhadas com nossos valores em meio às adversidades.

“Quando a mudança acontece, alguns de nós ficam presos, como uma pedra. O oposto é ser água. Você flui em torno da mudança.”

Luana Marques, professora de psicologia na Harvard Medical School e autora de Viver com Ousadia, definindo resiliência à Vox

Embora algumas pessoas sejam naturalmente mais resilientes do que outras, há formas de fortalecer os “músculos” que nos permitem “ser água”.

Um primeiro passo é identificar como funciona a sua resposta ao stress e, antes de agir, praticar o hábito de fazer um momento de pausa. Isso abre espaço pra tomar  uma decisão racional — apartada do ódio  e do impulso.

Não é uma questão apenas individual. Saber que podemos contar com outras pessoas nos torna mais resilientes.

Construir resiliência também passa por entender que ruminar a frustração diante das coisas que saíram errado gera uma camada extra de sofrimento. Deu ruim? Melhor pensar: “esta é a situação, como posso enfrentá-la?”. E partir pra tentar resolver.

abraçando o problema