Dezembro vem aí:  escolha suas batalhas.

Como não esgotar sua bateria social no fim do ano

Festa da firma, happy hour dos amigos, encontro de 10 anos de formados, confraternização com os clientes e colaboradores.

E, depois de tudo isso: ceia de Natal, Réveillon... Celebrar o fim e o começo do ano pode ser uma delícia, desde que não acabe com a sua saúde e o seu carisma.

Desafio extra: a “obrigação” social de aderir a um  clima de euforia e alto-astral.

Uma “nutrição  social equilibrada” é  essencial pra alcançar o bem-estar. Ou seja, precisamos de interações de qualidade com outras pessoas, mas descansar da companhia alheia também é fundamental pra nossa energia social não escorrer pelo ralo. Isso é ainda mais crítico no fim do ano.

Fonte: Connecting Everyday Talk and Time Alone to Global Well-Being (Jeffrey Hall, Universidade do Kansas, EUA)

Mais tempo de vida social não é necessariamente melhor. É uma questão de proporcionalidade. Você precisa ficar quieto, meditar, tirar uma soneca, relaxar. O momento de solitude torna o sistema equilibrado.

Jeffrey Hall, professor de estudos de comunicação e diretor do Laboratório de Relacionamentos e Tecnologia da Universidade do Kansas, nos EUA

escolha suas batalhas:

·   A quantos eventos semanais você consegue ir com alegria? Eis o seu limite. ·   Se for exclusivamente pra agradar os outros, melhor repensar. ·   Está à beira da exaustão? Poupe-se . ·   Sua agenda de fim de ano está afastando você do que realmente importa? Talvez seja o caso de recalcular a rota.

O que vai acontecer se você não for a alguns eventos sociais? 

Provavelmente, nada. Nossa presença nem sempre é tão importante como imaginamos — ufa!

O mais desafiador dos encontros de fim de ano é que, muitas vezes, eles incluem estar com algumas pessoas por obrigação, especialmente no que se refere a familiares. E vamos combinar: nada pode ser mais letal pra sua bateria social do que tretar no Natal. Sendo assim, vale a pena usar algumas técnicas pra direcionar o papo pra longe dos assuntos críticos.

sem papo chato

· As conversas que deixam o ambiente leve geralmente giram em torno das coisas que as pessoas curtem: pets, viagem, séries, comida etc. · Pintou climão? Tome a iniciativa de mudar de assunto (vale lançar mão dos temas acima). ·   Se vocês estão reunidos nessa época do ano, é porque já têm uma história em comum: lembre de histórias engraçadas, pessoas queridas em comum etc.