Enquanto você sua no treino, sua memória e outras funções cognitivas também ganham “tônus”.

Como o

Como o

exercício físico

fortalece o

cérebro

Muito se fala sobre como o exercício faz um bem danado pra saúde física e mental. Mas estudos recentes estão descobrindo que a atividade física também facilita a cognição por meio de diversas mudanças celulares.  Em outras palavras, enquanto você derrama suor correndo ou pedalando, também está melhorando o seu desempenho cerebral.

efeito imediato

Estudo da Universidade de Stanford, nos EUA, descobriu que logo após uma sessão de atividade física, as pessoas se saem melhor em testes de memória e outras tarefas.

Os cientistas acreditam que o movimento favorece a liberação de certos neurotransmissores, especialmente adrenalina e noradrenalina, que nos ajudam a prestar atenção.

Pessoas que se exercitam regularmente costumam ter um melhor desempenho em testes cognitivos  do que as mais sedentárias.

Fonte: estudo da Universidade de Basel, na Suíça

Exercício > melhora da circulação > crescimento de novos vasos sanguíneos no cérebro > mais conexões entre neurônios > aumento do tamanho de certas áreas do cérebro > melhora da memória e do humor

a longo prazo

a longo prazo

Por “fortalecer” o cérebro, o exercício também acaba reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e outras demências.

Foto: Sk / unsplash

Vale saber, no entanto, que os efeitos do exercício físico na cognição são sutis e que nem todo mundo sente os benefícios da mesma forma ou intensidade. Não espere ficar com uma memória de elefante subitamente ao começar a correr.

pulsação em alta

Em princípio, qualquer tipo de exercício é benéfico, mas a maioria das pesquisas teve como base os aeróbicos. Além disso, tudo indica que os treinos de maior intensidade parecem ter um impacto mais amplo no cérebro.

Foto: Natasha Conell / Unsplash