ILUSTRAÇÕES:  EDUARDO GAYOTTO

De madrugada, você acorda e fica ruminando sobre aquele projeto. Ou então, no meio de uma festa, a mente continua tocando algum job. Será que dá pra sair desse loop e descansar a cabeça?

só em trabalho

em trabalho

Como parar de pensar

Você sai do trabalho, mas ele não sai de você. Nem na cama. Ao se virar só pra dar uma ajeitada no travesseiro, o que era sonho vira uma tela do Slack ou do Trello, e os pensamentos começam a revirar questões de algum job no meio da madrugada. Adeus, sono. E não é só à noite. Muitas vezes, a mente continua no escritório enquanto você tenta se divertir. Dá pra quebrar essa dinâmica?

“Na realidade, muitas vezes nós nem experimentamos tanto stress no trabalho em si, quando estamos muito ocupados. Isso acontece fora do escritório, no trânsito, em casa ou tentando relaxar. [...] Ruminar e repetir incessantemente as mesmas indagações e preocupações rompem significativamente nossa capacidade de descansar.”

Trecho do TED do psicólogo norte-americano Guy Winch

Ficar se remoendo por assuntos de trabalho ao invés de descansar tem sido associado a problemas de sono e fadiga. A falta de presença que isso acaba trazendo também pode prejudicar a vida social, as relações amorosas ou familiares e até a maneira como uma pessoa se alimenta­. E tudo isso, claro, impacta na saúde física e mental.

NUNCA DESLIGA

Ironicamente, pensar o tempo todo no trabalho prejudica até... o próprio trabalho. Afinal de contas, quem não dorme direito e não respira outros ares pode ficar cansado demais pra ter um bom desempenho ou deixar a criatividade fluir.

MENOS É MAIS

Ironicamente, pensar o tempo todo no trabalho prejudica até... o próprio trabalho. Afinal de contas, quem não dorme direito e não respira outros ares pode ficar cansado demais pra ter um bom desempenho ou deixar a criatividade fluir.

CENÁRIOS DISTINTOS

Um primeiro passo pra escapar desse loop é colocar barreiras bem claras entre vida profissional e pessoal no seu dia, começando por ritualizar a transição pro descanso. Exemplo: ao chegar em casa, ou levantar da mesa no home office, você troca de roupa, coloca um som e toma um chá.

Disciplina é liberdade

O celular é o maior gatilho de horas extras de ruminação. Por isso, desligar as notificações relacionadas ao trabalho a partir de certa hora é fundamental. E, se for mesmo impossível “sumir”, estabeleça um horário pra dar uma checada geral e um limite de tempo pelo qual pretende fazer isso. Depois, off.

ETERNO VILÃO

Outra forma de parar de dar voltas com o trabalho fora de hora é entender quais demandas surgem nesses momentos e se você pode fazer algo a respeito. Será que tem a ver com uma coisa que está sendo empurrada com a barriga, por exemplo? Então, respire fundo e resolva. Atividades que ocupem a mente de outra forma — tocar um instrumento, praticar um esporte coletivo ou ler um livro, por exemplo — também podem ser de grande ajuda.