ilustrações: eduardo gayotto / noum project
Um manual de sobrevivência pra começar a impor limites.
Dizer sim e se adaptar às vontades alheias o tempo todo pode parecer um jeito simples de evitar conflitos. ____ Mas se colocar sempre em segundo plano tem consequências, e aprender a estabelecer limites pode ser muito libertador. Aqui vão algumas dicas.
Muitas pessoas desenvolvem o hábito de querer agradar ainda na infância, enquanto outras fazem isso pra lidar com a ansiedade social ou o medo do conflito. Entender de onde vem essa necessidade é o primeiro passo pra mudar.
Você sente culpa quando diz “não”? Coloca as necessidades dos outros sempre à frente das suas? Sente sobrecarga devido a compromissos que não queria assumir?
Quando alguém acostumado a ouvir “sim” de você começa a escutar “não”, pode haver resistência. Mas manter sua posição é fundamental pra que os outros aprendam a respeitar seus limites. Comece com as pessoas nas quais confia. Está muito difícil? Terapia pode ajudar.
“Sei que você vai ficar chateado, mas não posso ir hoje.” “Prometi que não vou assumir mais compromissos nesta semana.” “Preciso priorizar outras responsabilidades agora.” “Estou muito cansada e realmente preciso me cuidar.”
Em vez de ficar pirando com as possíveis reações da outra pessoa, pense no que ganha ao se posicionar: tempo pra você, economizar uma grana, descanso etc.