Você está prestes a conseguir uma promoção, mas ainda não tem a confirmação. Vale dar a notícia pra geral ou é melhor ficar na sua? A ciência pode ajudar a decidir.
ilustrações: vectores_market
O simples fato de uma intenção se tornar pública já prejudica a sua realização. Isso porque dizer às pessoas o que você deseja alcançar cria uma sensação prematura de satisfação.
Fonte: When Intentions Go Public Does Social Reality Widen the Intention-Behavior Gap? (Psychological Science)
Rafael Gratta, engenheiro, médico e produtor de conteúdo, em vídeo publicado no seu perfil no Instagram
É como se houvesse uma distância entre onde você está e o lugar ao qual quer chegar. A necessidade de eliminar essa lacuna empurra à ação. Mas, quando você compartilha sua meta com outras pessoas, esse espaço se fecha de uma forma artificial, pois você tem — pelo menos temporariamente — uma sensação de dever cumprido.
Quando você fala sobre seus objetivos, cria uma camada extra de pressão. Pra certos tipos de personalidade, isso pode até ser uma motivação extra. Mas há um risco de que essa expectativa adicional acabe gerando ansiedade.
É claro que não existe uma regra. Contar sobre seus planos e antecipar boas notícias a pessoas de confiança pode ser bacana pra receber apoio e bons conselhos. A questão é refletir: compartilhar vai trazer algo de bom ou estou fazendo isso só pra ter esse gostinho?
Vale lembrar que nem todas as pessoas vão reagir de forma positiva. É possível que você receba ceticismo, dúvidas, críticas e inveja. Essas reações negativas podem desmotivar e gerar insegurança.