CREATINA FAZ "MILAGRE"?

CREATINA FAZ "MILAGRE"?

O que a ciência diz sobre o suplemento que é assunto nas rodinhas de conversa das academias e na facção fitness das redes sociais.

A creatina é uma substância composta por três aminoácidos — glicina, arginina e metionina — produzida naturalmente pelo organismo, que também pode ser obtida pelo consumo de carne bovina, frango e peixes, ou de suplementos alimentares: pós, barrinhas, bebidas energéticas etc.

O ELIXIR DAS ACADEMIAS

O universo fitness dentro das redes sociais está repleto de “milagres” atribuídos à creatina: de barrigas de tanque supostamente esculpidas em poucas semanas a homens com peitos estufados em fotos de “antes e depois”. Mas será que todo esse frenesi tem fundamento científico?

A creatina serve como combustível para os músculos e pode promover o crescimento muscular quando combinada com exercícios.  Ninguém fica sarado só de ingerir o pó, e nem tão rapidamente como algumas postagens parecem sugerir.

EXPECTATIVA X  REALIDADE

MASSA MAGRA

Um estudo recente descobriu que a suplementação de creatina, combinada com treino de resistência em adultos, aumentou a massa corporal magra em quase um quilo. Vegetarianos e veganos são mais propensos a ter uma resposta maior aos suplementos, já que não ingerem tanta creatina naturalmente.

LIGANDO O TURBO

Muito se fala, também, que a creatina dá “mais gás” pra se exercitar. Estudos já comprovaram que, durante o treino, o suplemento pode dar uma pequena ajuda em atividades de curta duração, como levantar um peso ou dar uma corridinha.

Mas, segundo Samantha Heller, nutricionista sênior da N.Y.U. Langone Health, dos EUA, o efeito costuma ser sutil e só faz sentido, em termos de performance, pra atletas de elite. Quem treina só pra se sentir melhor ou bate uma bola no fim de semana não nota grandes benefícios do suplemento no desempenho.

PRA CABEÇA

Pesquisas atuais ainda sugerem que a creatina pode ter benefícios cognitivos, melhorando a memória e atenuando os sintomas de lesões cerebrais. Mas especialistas reconhecem que ainda é preciso ir mais a fundo em estudos nesse sentido.

Quem exagera na creatina pode ter algum desconforto gastrointestinal e sobrecarregar os rins — especialmente se já tiver um histórico de doenças renais. Como com qualquer suplemento, é fundamental consultar um médico antes de tomar.

EFEITOS COLATERAIS?