Entenda a origem da  marca registrada do sotaque o Rio de Janeiro.

de onde vem o chiado carioca?

O chiado no S é a característica mais emblemática do carioquês, ao lado do R “arranhado” e das vogais a mais que dão malemolência a  algumas palavras.

Mas sabia que, num passado não tão distante, paulistanos e cariocas falavam de forma parecida? Em série sobre o maravilhoso mundo dos sotaques, da BBC News Brasil, o jornalista João  da Mata foi a fundo  nessa questão.

A origem do S chiado não tem muito mistério. Basta escutar como os portugueses falam pra entender que se trata de uma espécie de elo perdido com o sotaque dos colonizadores.

O curioso é que nem sempre foi assim: quando Pedro Álvares Cabral colou na nossa, em 1500, os portugueses ainda  usavam o S como paulistas, gaúchos e  afins fazem até hoje.  Não à toa, esse jeito de falar continua predominando entre os sotaques brasileiros.

Data de nascimento: século 17 Local: sul de Portugal Motivo: ninguém sabe Fato: pegou e se eternizou

Ficha técnica

Ficha técnica

Do S chiado

o hype do

o hype do

bixcoito

Foi só em 1808, quando a corte portuguesa desembarcou no RJ fugindo de Napoleão, que o chiado chegou ao Brasil. Tendo os membros da realeza como influencers, o S com som de X passou a ser visto como uma forma elegante de falar. E muita gente quis imitar pra ficar bem na fita.

No livro O linguajar carioca, de 1922, o autor Antenor Nascente já aponta o S chiado como uma característica do carioquês.

também é chiado

em Belém, Floripa, Manaus e Santos?

Cidades portuárias > influência do comércio marítimo e de Portugal >  S chiado

Por que o S

A reportagem da BBC também explica que o R marrrcado do carioca chegou na mesma barca do S chiado. Característica do francês, essa forma de pronúncia pode ter influenciado o português em uma época que o país de Napoleão ditava todas as tendências na Europa Ocidental.

no pacote

no pacote