A tecnologia está fazendo com que o papel e a caneta se tornem obsoletos. O que perdemos com isso?

desaprendeu a escrever

desaprendeu a escrever

A mão dá uma travada depois de duas linhas e sua caligrafia está ficando quase ilegível. Até assinar o nome no papel tem sido bizarramente difícil. Se identificou? Aqui, a gente explica por que voltar a praticar a escrita à mão pode ser interessante.

escrita obsoleta

Em algumas partes do mundo, a exemplo de vários estados dos EUA, o ensino da letra cursiva já não é mais obrigatório no currículo escolar. Na visionária Califórnia, no entanto, a técnica voltou a ser obrigatória na rede pública em 2024. Estudos científicos embasaram essa decisão.

Foto: Istock

Mais e mais pesquisas sustentam a ideia de que escrever letras em cursivo, especialmente em comparação com digitar, ativa caminhos neurais específicos que facilitam e otimizam o aprendizado e o desenvolvimento da linguagem.

Claudia Aguirre, neurocientista, em entrevista à BBC

A escrita manual ativa a mesma região do cérebro que processa o reconhecimento visual das palavras e as informações sobre ortografia, pronúncia e significado. Quanto maior o estímulo desse mecanismo, mais eficiente é a leitura e a escrita. Com essa automatização, a criança libera espaço mental pra desenvolver sua criatividade.

Exercício cerebral

Os adultos que aprenderam a escrever com papel e caneta também perdem ao abandonar a técnica manual. Em um estudo realizado na França, os que tomaram notas manuais ao invés de digitais tiveram um nível de aprendizagem mais profundo.

É como se a escrita à mão contribuísse na criação de uma imagem mental que facilita a memorização.

Memória fotográfica

A caligrafia também reforça habilidades lógicas e analíticas. Em estudo nos EUA, aqueles que escreviam à mão foram capazes de desenvolver ideias de forma mais clara e extensa, com mais velocidade e usando maior variedade de palavras, do que aqueles que usaram o teclado.

Teclado X papel

Foto: Istock

Ausência de tela (e notificações) facilita a concentração.

OUTROS BENEFÍCIOS DE ESCREVER À MÃO

Sensação de “colocar as  ideias em ordem”.

Efeito terapêutico: reduzir a ansiedade e aliviar a insônia.

Ajuda a “descarregar” a mente e processar emoções.