Em qualquer época do ano, sempre haverá uma rota de fuga pra curtir a natureza, o calor e o mood solar.
Com verões muuuuuito chuvosos, Santa Catarina costuma ser ensolarada e cálida em abril. As noites e a temperatura do mar podem até ser mais frescas, mas durante o dia os termômetros passam fácil de 25oC e o céu atinge o ápice do azul. Fora isso, o trânsito de Floripa desafoga e as pousadas são mais baratas no Rosa, em Garopaba, na Guarda...
Depois do fervo do verão e da apoteose do Carnaval, a cidade do Rio de Janeiro fica um pouco menos congestionada e ainda pode servir de base de lançamento pra Búzios e Arraial do Cabo, onde chove pouquíssimo nessa época e a muvuca desaparece — a não ser na Páscoa, claro.
Depois de vários meses de chuva, abril é o início da temporada seca na Chapada dos Veadeiros, o que significa que as trilhas estarão mais seguras. O esperado é que você também encontre uma paisagem verdinha e as cachoeiras em sua plenitude, com bastante água.
À sombra dos vizinhos mais pop — Rio de Janeiro e Bahia —, o Espírito Santo tem praias incríveis e costuma receber pouquíssimas chuvas nesta época. É uma boa oportunidade pra conhecer a simpática capital, Vitória, ou se jogar no forró e nas dunas de Itaúnas, a praia mais bonita do estado, na fronteira com a Bahia.
Fora da Páscoa, o Litoral Norte de São Paulo é uma delícia em abril, quando chove bem menos do que no verão e o movimento, assim como a tarifa das pousadas, caem drasticamente depois do feriadão. Aproveite pra ajudar a reativar a economia de São Sebastião. Ubatuba e Ilhabela são outras ótimas pedidas.
Ainda que o tempo seja bem instável sempre, o mês de abril na Ilha do Mel, no Paraná, costuma ser muito mais ensolarado, com praticamente as mesmas temperaturas do verão. É pra quem curte caminhar, surfar, pedalar e ficar no sossego.
Outro pico incrível pra quem curte sossego e natureza é a pacata Ilha do Cardoso, no Litoral Sul de São Paulo, que tem 90% de seu território protegido por um parque estadual. Abril é o início da temporada menos úmida, o que facilita demais a vida de quem está na pilha de fazer trilhas.