Você decidiu fazer musculação pra melhorar a sua saúde física e mental, mas se sente um alienígena entre aquelas máquinas? Arraste pro lado.
ilustrações: bondan siswanto
Todas essas pessoas saradas — ou não — que você vê ao redor já tiveram o seu primeiro dia.
Ninguém nasceu sabendo como funciona um leg press. Antes de começar, é fundamental ter a ajuda de um profissional de educação física pra aprender como operar as máquinas e manter a postura correta em cada uma delas, além de estabelecer uma rotina de treino com as cargas adequadas.
Ao contrário do que você pensa, ninguém está preocupado com a sua performance. E isso é ótimo.
Em geral, a sala de musculação tem uma ala dedicada às máquinas e outra aos pesos livres. Pra quem está começando, os aparelhos — a exemplo da cadeira flexora ou do peck deck — são um território mais seguro, já que ajudam a manter a postura, requerem menos coordenação motora e evitam que você derrube algum peso.
Que tal se juntar a algum amigo que treina? Ter o apoio de uma pessoa querida pode ser um grande estímulo pra criar o hábito e ganhar autoconfiança.
Na medida que você se sentir mais confortável com os aparelhos, comece a aumentar gradativamente o peso pra ganhar massa muscular e força. Se não conseguir fazer mais do que sete repetições de determinado exercício, é porque a carga é alta demais. Se terminar as séries sem se cansar, está na hora de aumentar. Na dúvida, consulte um profissional de educação física.
· Aumento da força muscular. · Elevação da densidade óssea. · Melhora da postura. · Prevenção de lesões. · Ganho de mobilidade e flexibilidade. · Desenvolvimento da coordenação motora. · Redução do estresse e ansiedade. · Boost no humor e combate à depressão. · Mais qualidade do sono. · Maior foco e concentração.
Fontes: Association of Efficacy of Resistance Exercise Training With Depressive Symptoms (JAMA Psychiatry); Effects of Different Number of Sets of Resistance Training on Flexibility (International Journal Of Exercise Science)
Você logo vai sacar que os pesos livres são um território dominado por quem treina há mais tempo, já que requerem mais controle e estabilidade. Comece com halteres leves e exercícios simples e, de preferência, procure a orientação de um profissional antes de lidar com as barras, cargas maiores e movimentos mais complexos.