A noite foi daquelas... Vira pra lá, vira pra cá. E agora é hora de tocar a vida. Aqui, trazemos a receita pra um dia seguinte sem tantos bocejos.
FOTO: KLARA KULIKOVA / UNSPLASH
Felizmente, alguns mecanismos ajudam a remediar as poucas horas de descanso. Mas vale lembrar que isso deve ser usado com moderação e que, se você tem dormido mal com frequência, é importante procurar a ajuda de um médico pra tentar resolver isso.
FOTO: MIKA RUSUNEN / UNSPLASH
Dar uma dormidinha no meio do dia pode ajudar. Porém, o melhor é não passar de 20 ou 30 minutos — entrar num estado de sono mais profundo e revigorante pode deixá-lo ainda mais grogue ou atrapalhar a noite seguinte. Prefira sonecas vespertinas.
Não um balde, e muito menos à noite. Especialistas recomendam passar longe da cafeína a partir de oito horas antes de dormir. Mas, na parte da , e com bom senso, a bebida que move o mundo moderno ajuda a aumentar o estado de alerta.
FOTO: TYLER NIX / UNSPLASH
Um estudo recente concluiu que alunos que se exercitaram depois de uma noite em claro se saíram melhor em testes cognitivos do que os que não treinaram. A exposição à luz natural é mais uma maneira de aumentar nosso estado de alerta. Junte os dois e faça uma caminhada ao ar livre pra se manter desperto.
Se organize pra deitar cedo e evite uma nova noite mal dormida. "Não podemos compensar toda a perda de sono, mas pesquisas mostram que dormir um pouco mais nas duas noites seguintes ajuda a nos recuperarmos mais rapidamente", afirma Fiona Barwick, diretora do Programa de Sono e Saúde Circadiana da Universidade de Stanford, nos EUA, à SELF Magazine.