dormiu mal? saiba como sobreviver ao dia

A noite foi daquelas... Vira pra lá, vira pra cá. E agora é hora de tocar a vida. Aqui, trazemos a receita pra um dia seguinte sem tantos bocejos.

FOTO: KLARA KULIKOVA / UNSPLASH

Não é novidade que o sono é um dos pilares de uma vida saudável. Sua falta pode causar mau humor, respostas cerebrais mais lentas, irritabilidade, dificuldade de concentração e, claro, muito cansaço. Estudos dizem que os sonolentos podem se sentir mais ansiosos, deprimidos e antissociais.

aprenda a driblar

Felizmente, alguns mecanismos ajudam a remediar as poucas horas de descanso. Mas vale lembrar que isso deve ser usado com moderação e que, se você tem dormido mal com frequência, é importante procurar a ajuda de um médico pra tentar resolver isso.

FOTO: MIKA RUSUNEN / UNSPLASH

#1 o polêmico cochilo

Dar uma dormidinha no meio do dia pode ajudar. Porém, o melhor é não passar de 20 ou 30 minutos —  entrar num estado de sono mais profundo e revigorante pode deixá-lo ainda mais grogue ou atrapalhar a noite seguinte. Prefira sonecas vespertinas.

#2 CAFÉ? SIM, POR FAVOR

Não um balde, e muito menos à noite. Especialistas recomendam passar longe da cafeína a partir de oito horas antes de dormir. Mas, na parte da , e com bom senso, a bebida que move o mundo moderno ajuda a aumentar o estado de alerta.

FOTO: TYLER NIX / UNSPLASH

#3 SOL E DOPAMINA

Um estudo recente concluiu que alunos que se exercitaram depois de uma noite em claro se saíram melhor em testes cognitivos do que os que não treinaram. A exposição à luz natural é mais uma maneira de aumentar nosso estado de alerta. Junte os dois e faça uma caminhada ao ar livre pra se manter desperto.

#4 NÃO REPITA O PROCESSO

Se organize pra deitar cedo e evite uma nova noite mal dormida. "Não podemos compensar toda a perda de sono, mas pesquisas mostram que dormir um pouco mais nas duas noites seguintes ajuda a nos recuperarmos mais rapidamente", afirma Fiona Barwick, diretora do Programa de Sono e Saúde Circadiana da Universidade de Stanford, nos EUA, à SELF Magazine.