ilustrações: eduardo gayotto / noum project

Pesquisa mostra como o brasileiro enxerga o país hoje e no futuro, revelando o desejo de superar os comportamentos — e as mazelas — que a novela das nove escancara.

É O BRASIL DE

QUE A GENTE QUER?

O viés individualista e antiético do “jeitinho brasileiro” é o fio condutor da novela Vale Tudo. Mas, de acordo com uma pesquisa que ouviu 90 lideranças e pesquisadores, além de 3 mil pessoas de todas as regiões do país, essa é uma imagem obsoleta de Brasil, que precisa ser vencida.  Aqui, a gente revela alguns insights do estudo O Brasil que o Brasil quer ser.

Como o Brasil se enxerga no presente? E no futuro?

SENTIMENTOS EM RELAÇÃO AO BRASIL

Fonte: estudo O Brasil que o Brasil quer ser, idealizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Esperança: 45% Frustração: 34% Tristeza: 25% Vergonha: 25% Orgulho: 12% Alegria: 11% Indiferença: 7%

Quase metade dos brasileiros reconhece que o Brasil está doente, mas acredita em seu potencial de cura. Também ganha força um tipo de esperança que se baseia no possível despertar do país pra potência de suas características e capacidades como forma de assumir seu lugar de protagonista no mundo.

A ÚLTIMA QUE MORRE

Sem conseguir sanar o passado ou realizar o futuro idealizado, a esperança do brasileiro tende a ficar em um lugar passivo, de terceirizar ao outro ou a algo as soluções necessárias.

A desigualdade é o que mais nos fragiliza, porque ela envenena as relações sociais no Brasil. __

Eduardo Giannetti, economista e imortal da Academia Brasileira de Letras

QUAIS SERIAM AS CARACTERÍSTICAS DESEJADAS DO BRASIL DO FUTURO?

Fonte: O Brasil que o Brasil quer ser (CDESS)

O país que a gente pretende ser, de cada vez mais abundância, precisa ser multicêntrico. Então, não dá pra pensar em Brasil e pensar só em São Paulo. __

Luana Génot, Conselheira do CDESS e fundadora do Instituto Identidades do Brasil

O QUE O BRASIL PRECISA PRA SER PROTAGONISTA

. Romper com o complexo de vira-lata. . Reconhecer e demonstrar que o Brasil tem o que o mundo precisa. . Atuar como liderança no tema ambiental. . Em meio a uma geopolítica em rearranjo, ser ator-chave na construção de diálogo, conciliação e colaboração. . Mapear e ativar os seus principais “espaços de excelência”.

Existe um Brasil que não quer que o Brasil dê certo. Antes de abordar a imagem e reputação do Brasil no mundo, é preciso reconhecer a autossabotagem que existe por parte de muitos dos próprios brasileiros, que deterioram e desperdiçam nossas instituições, conquistas e potenciais em prol de interesses particulares. __

Ailton Krenak, filósofo e imortal da Academia Brasileira de Letras

A sensação de que o Brasil é o país de um futuro que nunca chega está ligada a noções de seriedade, eficiência e competência, muito citadas pelos entrevistados no estudo. Sair das promessas e obter resultados tangíveis é um desejo latente do brasileiro.

O ETERNO PAÍS DO FUTURO?