Quem consegue manter a serenidade quando não há sinal de internet ou a bateria do celular acaba no meio do dia?

O CONTATO COM O SOLO É BOM  PRA VOCÊ

Foto: Mark Erskine / Unsplash

Diversas pesquisas já comprovaram que pessoas que cresceram em contato com terra, lama, poeira e afins são menos suscetíveis a doenças como asma e alergias, entre outras. Além disso, algumas bactérias presentes no solo têm um efeito anti-inflamatório no cérebro, reduzindo o stress e melhorando nossa resposta imunológica.

Estudos recentes vêm descobrindo todo um novo universo de micróbios presentes no solo que podem fazer bem pra nossa saúde física e mental em vários aspectos.

sujeira do bem

Foto: Ps Guo / Unsplash

Isso significa que você deveria colocar o pé descalço nas ruas de São Paulo, ou no lodo de uma enchente?  Não, claro. A “sujeira” benigna é aquela com que entramos em contato natureza ou no campo, em ambientes sem poluição.

Quando tocamos o solo ou mesmo apenas saímos na natureza, estamos respirando uma enorme quantidade de diversidade microbiana. Subestimamos quanta exposição obtemos simplesmente por estarmos ao ar livre.

Christopher A. Lowry, professor de psicologia integrativa na Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA, ao The News York Times

Pesquisa finlandesa com crianças de creches urbanas equipadas com tanques de  “solo de floresta” confirmou  que elas tinham um sistema imunológico e um microbioma mais saudáveis do que as que brincavam em pátio de cimento. Escolinhas que permitem que  os pequenos literalmente chafurdem na lama são cada  vez mais comuns na Europa.

Foto: Getty Images / Unsplash

Andar descalço na trilha Praticar mountain bike Liberar as crianças pra brincar Cuidar do jardim

FELIZ NA LAMA

banho de floresta, prazer

Hypada nos últimos tempos, shinrin-yoku, em japonês, é um tipo de terapia que consiste em entrar em contato com a natureza e “absorver” o ambiente com todos os seus sentidos, o que também tem a ver com reforçar o seu microbioma.

Foto: Getty Images / Unsplash

Tudo isso parece muito distante da sua vida urbana? Cuidar de plantas e meter a mão na terra, sem luva e sem nojinho, já é um bom começo.

Foto: Sandie Clarke  / Unsplash

na cidade