Entenda de onde veio a trend que pretende quebrar o tabu de dizer que você está guardando dinheiro — e, por isso, não quer ir pro rolê. Ufa!

estou

estou

economizando

lidem com isso!

Quantas vezes você acatou a sugestão de um amigo pra jantar no lugar X e, na hora de pagar a conta, quase engasgou? Ou, então, ficou no vermelho porque acompanhou uma amiga em uma viagem sem antes discutir o orçamento?

Essas situações poderiam ser evitadas se as pessoas falassem sobre dinheiro mais abertamente, sobretudo entre amigos.

Na contramão do quiet luxury, o “luxo silencioso”, que implica queimar fortunas discretamente, o loud budgeting (“economizar em voz alta”, em tradução literal) viralizou como uma tendência que prega a normalização de dizer “não quero gastar essa grana agora”.

“Num mundo on-line, onde o luxo e a opulência estão constantemente em exibição — e inatingíveis pra maioria das pessoas —, ‘economizar em voz alta’ torna o orçamento limitado algo cool e aceitável.”

Trecho de reportagem da CNN

A coisa começou como uma brincadeira, quando o comediante e escritor norte-americano Lukas Battle disse na rede vizinha que, em 2024, não pretendia mais gastar fortunas pra ouvir amigos falando da ex por horas seguidas. Bum! Viralizou.

“Definitivamente começou como uma piada, mas, quando vi a resposta que estava recebendo, apoiei mais minha própria ideia. Ter autonomia financeira e ser confiante e transparente sobre sua situação econômica pode ser tão cool quanto comprar todos esses itens caros.”

Lukas Battle, escritor e comediante, à CNN

Além de ser libertadora, essa naturalização do papo sincero sobre contas correntes e afins também vem despertado o interesse dos mais jovens sobre educação financeira.

> Topo o almoço, mas podemos optar por um PF? > Amiga, exagerei nos gastos ultimamente e não posso fazer essa viagem agora. > Adoraria, mas é um pouco caro, né? Vamos num mais baratinho? > Posso gastar só até X.

ECONOMIZANDO EM VOZ ALTA:

ECONOMIZANDO EM VOZ ALTA: