Em seu novo livro, o professor de zen-budismo sul-coreano Haemin Sunim fala sobre como encarar situações difíceis.

expectativa  x realidade

VocÊ sabe lidar?

Como você lida com emoções desagradáveis?  E se, em vez de se julgar por ter esses sentimentos, ou tentar se distrair, observasse essas sensações sem preconceito nem resistência?  Esse é o exercício proposto pelo livro Quando as coisas não saem como você espera, recém-lançado no Brasil pela Editora Sextante

Pra Haemin Sunim, a maturidade envolve aceitar todos os nossos aspectos, inclusive os que parecem ser sombrios e negativos.

Tudo bem  não estar bem

Estamos infelizes porque não conseguimos estar em paz com o fato de as coisas serem como são. Quanto mais resistimos, mais intolerável a situação se torna.

Haemin Sunim, escritor e professor de zen-budismo formado nas universidades de Berkeley, Harvard e Princeton, nos EUA

Não se trata de deixar de lutar contra o que nos faz mal, mas de se abrir à possibilidade de enxergar que a causa da sua infelicidade e do seu stress pode não estar no objeto ou na situação em si.

Olhar pra dentro

Em vez de achar que situações incômodas não deveriam existir, como se fossem anomalias, deveríamos encará-las como parte normal do dia a dia.

O que estou sentindo agora?

Deu ruim? Pergunte-se:

O que as minhas emoções estão tentando me dizer?

O que aprendi com essa experiência?

E se o caminho para a felicidade não for trazer ordem para a bagunça da vida, mas relaxar em meio à bagunça e nos deleitar com sua vivacidade e sua beleza?

Haemin Sunim

O autor reforça que aceitação não significa justificar maus comportamentos, nem achar que tudo que aconteceu com você foi bom. É sobre abandonar seu desejo de mudar o passado pra que seja possível, com tranquilidade, se concentrar no que realmente importa no momento presente.