Ahhhh, como é bom tirar uns dias livres depois de um ano  tão puxado. Mas todo cuidado é pouco pra não entrar de cabeça no modo “eu mereço" e gastar além da conta.

Gastar mais do que devia nas férias

Quem           nunca?

ilustrações: eduardo gayotto

Férias combinam com entrar no modo “eu mereço”. 

Férias combinam com entrar no modo “eu mereço”. Mas voltar do recesso com um pepino financeiro pra resolver anula o efeito relaxante dos dias de folga em questão de segundos. Aqui, a gente reúne algumas dicas simples pra você curtir o seu tão esperado descanso sem perder a noção.

O que realmente importa pra você neste fim de ano? Uma festa-ostentação de Réveillon? Passar tempo de qualidade com as pessoas queridas? Viajar pra perto da natureza?  Pode ser  que sua grana não seja suficiente pra tudo. Por isso, reflita sobre  o que é prioridade.

defina

prioridades

Viajar pra atender

expectativas 

familiares na época

de Natal e Réveillon

vai quebrar o seu orçamento?

Repense.

A pressão pra agradar a todos pode ser intensa nessa época: fazer o passeio que seu parceiro tanto quer, viajar pra visitar a família, participar do amigo-secreto da turma etc. Mas cuidar das suas finanças é essencial pro seu bem-estar, mesmo que isso desagrade algumas pessoas.

evite decisões baseadas em

culpa

Um papo reto sobre grana antes de uma viagem com a galera é 

fundamental

especialmente quando nem todo mundo tem a mesma                    

situação

                           Se uns pensam em passar dias à base de lagosta e espumante, e outros estão no modo

financeira.

macarrão com salsicha,   

                        é preciso definir bem como vai ser a divisão das contas.

·   Comprar suvenires que nem tem onde colocar. ·   Parcelar a fatura do cartão de crédito sem levar em conta os juros. ·   Investir meses de salário em uma festa megalomaníaca de Réveillon. ·   Pedir um empréstimo pra fazer uma viagem sem ler as letras pequenas. ·   Gastar a sua reserva de emergência pra se divertir.

Você acha que “merece”, mas pode

se arrepender

Navega pelos seus feeds na época das férias e tem a sensação de que todo mundo está se divertindo mais do que você? Talvez seja o caso de dar um tempo nas redes sociais. Além de gerar essa sensação de estar perdendo alguma coisa (FOMO), a comparação também pode ser um incentivo extra pra gastos por impulso que estão acima do seu orçamento.

comparação e FOMO

evite

Simples é bom:

um rolê despretensioso com as pessoas certas pode ser 

mais divertido

do que uma viagem cara na qual você deposita altíssimas expectativas.