Ahhhh, como é bom tirar uns dias livres depois de um ano tão puxado. Mas todo cuidado é pouco pra não entrar de cabeça no modo “eu mereço" e gastar além da conta.
ilustrações: eduardo gayotto
O que realmente importa pra você neste fim de ano? Uma festa-ostentação de Réveillon? Passar tempo de qualidade com as pessoas queridas? Viajar pra perto da natureza? Pode ser que sua grana não seja suficiente pra tudo. Por isso, reflita sobre o que é prioridade.
A pressão pra agradar a todos pode ser intensa nessa época: fazer o passeio que seu parceiro tanto quer, viajar pra visitar a família, participar do amigo-secreto da turma etc. Mas cuidar das suas finanças é essencial pro seu bem-estar, mesmo que isso desagrade algumas pessoas.
· Comprar suvenires que nem tem onde colocar. · Parcelar a fatura do cartão de crédito sem levar em conta os juros. · Investir meses de salário em uma festa megalomaníaca de Réveillon. · Pedir um empréstimo pra fazer uma viagem sem ler as letras pequenas. · Gastar a sua reserva de emergência pra se divertir.
Navega pelos seus feeds na época das férias e tem a sensação de que todo mundo está se divertindo mais do que você? Talvez seja o caso de dar um tempo nas redes sociais. Além de gerar essa sensação de estar perdendo alguma coisa (FOMO), a comparação também pode ser um incentivo extra pra gastos por impulso que estão acima do seu orçamento.