Um novo estudo aponta os 14 principais fatores de risco pra demências. A boa notícia é que vários deles podem ser evitados com ajustes no estilo de vida.
Ilustrações: eduardo Gayotto
Fonte: Dementia prevention, intervention, and care 2024 ( The Lancet Standing Commission)
Segundo a publicação, ainda que a herança genética possa aumentar a probabilidade de demências, os fatores de risco apontados são mais importantes — uma ótima notícia pra quem tem um histórico familiar desfavorável nesse sentido.
Baixa escolaridade Perda auditiva Colesterol LDL elevado Depressão Trauma craniano Inatividade física Diabetes Tabagismo Hipertensão Obesidade Consumo excessivo de álcool Isolamento social Exposição à poluição do ar Perda de visão
A baixa escolaridade na infância também aparece como um aspecto que tem forte relação com as demências. Por outro lado, o estímulo cognitivo é fundamental pra resistir a alterações cerebrais e lesões que se acumulam ao longo da vida.
O estudo recomenda começar a prevenção o mais cedo possível — jovem, isso vale pra você. Mas nunca é tarde pra mudar alguns hábitos, pensando em ter uma velhice melhor.