ilustrações: eduardo gayotto / noum project
Ler ficção faz bem pro seu cérebro
Novos estudos indicam que deixar a mente voar em histórias criadas por outras pessoas reforça a empatia e a cognição, entre outros benefícios.
Por meio de histórias escritas por outras pessoas, experimentamos sensações e vivências distantes do nosso cotidiano e alimentamos a nossa própria habilidade de criar e imaginar.
A literatura tem o poder de nos fazer viajar a outros lugares, países e até universos.
Mas ler ficção não é só uma delícia — é uma forma de melhorar as suas capacidades cerebrais e o seu jeito de ver o mundo.
Fonte: estudo da Maximilian University of Würzburg, na Alemanha, publicado na revista Journal of Experimental Psychology: General
O estudo feito na Alemanha apontou, ainda, que ler ficção é mais benéfico do que assistir às mesmas histórias na tela. Também mostrou uma forte relação com as habilidades verbais, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas.
A experiência da leitura permite que uma jovem de classe média que vive em uma metrópole brasileira, por exemplo, tenha a chance de se sentir na pele de um soldado que luta uma guerra na Ásia. [...] Isso é possível graças à suspensão da descrença, uma espécie de pacto pelo qual o público aceita como verdadeira uma narrativa ficcional enquanto está em contato com a obra [...] —
Trecho da matéria “Ler ficção nos torna mais empáticos?” (Gama), de Flávia Mantovani
De acordo com um estudo publicado na revista Science, ler ficção aumenta a capacidade de compreender os estados mentais dos outros e de entender que outras pessoas podem ter crenças, valores e ideias diferentes das nossas.
Estímulo à criatividade e à imaginação. Redução do stress. Fortalecimento da memória e da concentração. Desenvolvimento do pensamento crítico. Melhor compreensão do mundo e da sociedade. Maior longevidade cognitiva.