Marcas independentes brasileiras resgatam a tradição das infusões à moda antiga.

A NOVA ERA DO CHÁ

A NOVA ERA DO CHÁ

Depois do hype da kombucha, dos lattes de matcha, do chá alcóolico e até mesmo do cheese tea, voltamos aos primórdios do chá: marcas que usam de uma verdadeira alquimia pra criar blends com a finalidade de resgatar ingredientes orgânicos  e procedimentos artesanais.

A seguir, algumas marcas nacionais e independentes que estão preparadíssimas pra ressignificar a hora do chá, com infusões que mesclam frutas, raízes, folhas, flores e especiarias, além de novas maneiras  de apresentar o produto pra venda e inseri-lo  em receitas.

The Feminist Tea

Vegana, sustentável e, como o próprio nome sugere, feminista, a marca surgiu com o objetivo de gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade. Diferentemente das infusões comercializadas em folha solta,  ela fabrica sachês biodegradáveis de chá em sacolinhas de pano.

Chá Dao

Em uma viagem pelo Sudeste Asiático, Martha Pedalino desenvolveu um gosto particular pelo chá servido em cerimônias típicas em vários países da região — conhecidas como dao, em chinês — e trouxe a paixão na mala de volta. Desde então, produz blends  e cosméticos naturais à base  de flores e folhas.

Chá Azul

Todos os blends produzidos por Dafne e seu pai, Carlos, são azuis. E a tonalidade não é devido a nenhum corante, e sim a uma flor chamada Clitoria Ternatea. Com propriedades antidiabética e de proteção do fígado, a bebida pode auxiliar no combate a infecções de garganta, febre, má  digestão e stress.

Gan Tea

A Gan Tea investe tanto em chás clássicos, como rooibos, masala chai e mate, quanto em misturas, digamos, espirituosas. Entre elas, uma das mais vendidas é a strawberry fields (capim-limão, hibisco, hortelã e morango). Os sabores também podem ser experimentados em chocolates, macarons e na versão chá gelado.

Infusiva

A Infusiva se originou a partir  de um processo de cura de sua fundadora, Juliana Zannini. A coleção “chackas” possui blends com ervas, flores, frutas e especiarias, que prometem equilíbrio para corpo físico e energético. Junto ao seu companheiro Henrique Campos, que é chef de cozinha, também produz temperos com chás.

Kãfa

Kafã é um substantivo do povo Kaingang, segunda maior população indígena do Brasil, para “plantas que curam”. Sonho da bióloga e tea blender Daniele Paula de Oliveira, a marca possui chás tradicionais, blends autorais e coleções especiais. As embalagens são um charme à parte e, no site, você encontra um quiz pra descobrir qual chá combina  mais com você.