Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode minar sua saúde.

é roubada!

MULTI-TASKING

Participar de uma reunião, checar mensagens e adiantar um relatório ao mesmo tempo. Assistir a um filme enquanto navega pelas redes sociais. Falar no telefone dirigindo. Chegar ao fim do dia com a cabeça a mil e não conseguir dormir. Tentar ler um livro e perder o foco. Viver com a sensação de cansaço. E, apesar de tudo, achar que se sai bem na ingrata missão de ser multitarefas.

Pesquisadores dedicados a estudar o que acontece com nossos processos mentais quando tentamos realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo têm um recadinho pra você: 

Se identifica?

a mente não foi projetada pra uma vida multitarefas.

·  Realizar duas ou mais tarefas simultaneamente. ·  Alternar entre uma tarefa e outra. ·  Realizar várias tarefas sucessivamente  sem pausa.

Tipos de multitasking/ multitarefa:

Lidar com tarefas simultâneas pode sobrecarregar o sistema nervoso e gerar uma sensação de urgência constante, contribuindo pro aumento da ansiedade. Além disso, ao alternar entre atividades, o cérebro leva tempo pra se reajustar, prejudicando a produtividade. Estudos sugerem que isso pode reconfigurar as conexões cerebrais, diminuindo a habilidade de focar por períodos prolongados.

·   Aumento do stress. ·   Diminuição da capacidade de atenção. ·   Memória prejudicada. ·   Sobrecarga mental. ·   Aumento da ansiedade e da impaciência. ·   Redução da criatividade. ·   Exaustão mental e burnout.

Consequências  do multitasking:

Fontes: Cognitive control in media multitaskers. Proceedings of the National Academy of Sciences (Proceedings of the National Academy of Sciences); Stress and multitasking in everyday college life: An empirical study of online activity (University of California, Irvyne); Does media multitasking always hurt? A positive answer with performance being redefined (Psychonomic Bulletin & Review); Media multitasking and memory: Differences in working memory and long-term memory (Psychonomic Bulletin & Review); The Distracted Mind: Ancient Brains in a High-Tech World (MIT Press)

Em um mundo  que valoriza o multitasking como uma habilidade desejável, focar em uma tarefa por vez é cada vez mais difícil — ainda que seja mais eficaz e saudável pra mente.

mono-tasking

é vida

Muitas vezes, não estamos conseguindo memorizar as coisas porque não estamos presente de verdade, mas divididos em multitarefas no presencial e no on-line. Existe uma ilusão de  que a atenção pode  ser dividida, o que  não é verdade.

Natália Mota, neurocientista e psiquiatra computacional, ao podcast Desenrola

Mas poderíamos, pelo menos, parar de romantizar esse processo, reconhecer as suas consequências e evitar essa prática quando possível.

Na era da distração em massa, muitas vezes não temos escolha a não ser continuar equilibrando todos os aspectos das nossas vidas multitarefas.

Até nos conteúdos que a gente consome, ninguém mais apenas fala. A gente faz alguma coisa enquanto fala. Tipo… se arruma e fala, cozinha e fala. Cansei, viu? Inclusive, tive um burnout recentemente por causa disso. Informações demais, tudo ao mesmo tempo.

Lázaro Ramos, ator, em vídeo no seu perfil no Instagram