Os jovens estão dando esse passo cada vez mais tarde. Por que?  Quais as consequências dessa mudança de comportamento?

Não consigo sair da casa dos meus pais

Não consigo sair da casa dos meus pais

Ilustrações: Eduardo Gayaotto

Assim como começar a trabalhar, casar ou ter filhos, conquistar o próprio CEP costumava ser um dos eventos simbólicos da entrada na vida adulta. Mas as configurações sociais passaram por múltiplas transformações e a própria definição do que é ser adulto ficou bem mais elástica. Nesse cenário, os jovens estão saindo da casa dos pais mais tarde no Brasil e no mundo. Quando saem.

dos jovens entre 18 e 34 anos afirma ser independentes financeiramente. (Pew Research Center)

alguns dados

alguns dados

 dos jovens entre 18 e 24 anos vivia com os pais e, desde então, mais gente aderiu. (IBGE)

45%

Apenas

25,3%

O aluguel nas alturas e a precarização do mercado de trabalho influenciam diretamente na decisão de morar com os pais. Mas os estudos apontam que os motivos vão além da questão da grana.

Um conjunto de fatores influencia esse comportamento, como o fato de muitos jovens estarem mais preocupados com o bem-estar de seus pais e familiares, o que é um legado da pandemia. O fator econômico é outra razão. Mas deduzir, com base nisso, que essa geração não está indo tão bem quanto as anteriores é uma visão equivocada, já que a performance tem sido até melhor do que a de seus antecessores.

Cauê Martins, Associate Strategy Director da AKQA Casa

ME DÊ MOTIVOS

Prolongamento dos estudos Dependência  emocional Acomodação ao  padrão de vida dos  pais Medo da solidão

Na minha experiência, não sair de casa é o resultado de três fatores: o conforto, a questão financeira e a preocupação com a saúde e a segurança da minha família. Sou filha única, meus pais me tiveram com mais de 40 anos e, com isso, o trabalho de cuidado vem mais cedo. Fico insegura de estar longe

Priscila Paiva (25 anos), designer

Segundo Cauê Martins, que estuda o fenômeno, se pra outras gerações ir embora da casa dos pais cedo era um símbolo de autonomia, hoje já rola uma normalização dessa saída tardia. Com isso, a pressão, ou mesmo o constrangimento que poderia haver em relação a isso, vai deixando de existir e essa vai se tornando a nova norma.

Mais tempo pra se planejar financeiramente Convivência familiar Relações intergeracionais Cuidados mútuos Antídoto contra a solidão

POSSÍVEIS BENEFÍCIOS: