O roedor é a grande celebridade da internet neste momento. E a gente está tentando entender por quê.

O HYPE DA CAPIVARA

O HYPE DA CAPIVARA

É quase impossível você não ter sido impactado por alguns (ou móóóitos) Reels fofos protagonizados por capivaras ultimamente. Somando as hashtags capivarísticas — #capivara, #capybara #capybaralove, entre N outras—, são centenas de milhares de vídeos rodando por esta e outras redes, que mostram o maior roedor do mundo nas cenas mais inusitadas.

Surfando nessa onda, claro, também há incontáveis perfis nas redes sociais dedicados exclusivamente a postar vídeos com essas estrelas dentuças e vender todos os badulaques possíveis: bichos de pelúcia, camisetas, bonés, moletons, meias engraçadinhas, tote bags, cadernos...

CAPIVARA MEGA STORE

CAPIVARA MEGA STORE

No Brasil, uma história de amor ajuda a entender o hype. Recentemente, os vídeos em que o fazendeiro Agenor Tupinambá, do Amazonas, mostra como é sua amizade com a capivarinha Filó se tornaram virais.

MINHA CAPIVARA, MINHA VIDA

MINHA CAPIVARA, MINHA VIDA

Mas o fenômeno está longe de ser brasileiro. Um exemplo? O japonês Katsuhito Watanabe, autor de vários vídeos virais, é um fotógrafo especializado em clicar capivaras e já publicou cinco livros sobre o roedor.

ATÉ NO JAPÃO

ATÉ NO JAPÃO

BICHO POP

BICHO POP

Uma característica da capivara ajuda a entender esse frenesi é que se trata de um animal que faz amigos no rolê, vive em grupo e curte uma diversidade. De tartaruga a gato, não tem tempo ruim: há incontáveis fotos do roedor em momentos de fofura plena com outros bichos circulando por aí, prontos pra gerar um “oimmmm” seguido de “compartilhar”.

EXISTE AMOR NO TIETÊ

EXISTE AMOR NO TIETÊ

A capivara é um animal semiaquático e sua reprodução rola na água. Sim, os bichinhos que moram no Tietê mergulham no rio com frequência... ARGH. Isso tem que ser dito: um bicho que faz amor no rio Tietê realmente merece reconhecimento internacional.

Natural da América do Sul, a capivara é o maior roedor do mundo e pode chegar a pesar 90 kg e medir mais de 1,3 m. Seus predadores são onças, cobras e jacarés, mas elas são fofas e veganas. O nome capivara vem do tupi-guarani kapi’wara e significa, literalmente, “comedor de grama”. Ou seja, onde tem água e matinho, deu bom pra elas. Aliás, o nome do rio Capibaribe, que corta o Recife, vem disso mesmo que você está pensando.

FOFA, PERO...

FOFA, PERO...

Antes de sair abraçando capivaras por aí, é prudente saber que esse animal é um dos hospedeiros do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) que transmite a febre maculosa, doença que pode ter um quadro grave e até ser letal, provocada pela bactéria Rickettsia rickettsii.