Será que você não está deixando de viver coisas boas por adotar uma postura cínica diante do mundo — e das pessoas?

ilustrações: @eduardo_gayotto

o preço do

cinismo

cinismo

O termo cinismo tem origem em uma palavra grega que significa “como um cão” e foi uma corrente filosófica baseada em uma vida austera, de acordo com a natureza.  Os cínicos rejeitavam a riqueza, o poder e a fama. Pra eles, se contentar com pouco era o segredo da felicidade.

O mais conhecido dos cínicos foi Diógenes, que levou o movimento ao extremo e viveu, de fato, como um cão sem dono, à beira da indigência. O filósofo também era famoso pelo humor ácido com o qual criticava o apego à riqueza e a ostentação. Vem daí, em parte, o significado que damos ao termo cinismo hoje em dia.

Outros sentidos

Usa ironia e sarcasmo. Abusa do deboche. Despreza convenções sociais. Desconfia das outras pessoas. Tende a priorizar o lado negativo das coisas.

o cínico hoje:

Esse jeito de ser pode até passar uma imagem de segurança e esperteza. Mas vários estudos apontam que uma visão cínica do mundo — e sobretudo das pessoas — pode gerar um efeito negativo na nossa saúde, com mais propensão a sofrer de depressão, doenças cardíacas e burnout.

Podemos controlar o cinismo equilibrando nossas perspectivas. O mundo não é um lugar perfeito, mas também não é só coisa ruim. Incentivo as pessoas a se tornarem céticas esperançosas, que pensam criticamente sobre os problemas da sociedade, mas reconhecem o quanto as pessoas podem ser gentis e generosas.

Jamil Zaki, autor de Hope For Cynics: The Surprising Science of Human Goodness e diretor do Stanford Social Neuroscience Lab, ao The New York Times

Pra domar o cinismo que existe dentro de você, segundo Jamil Zaki, uma boa saída é a objetividade: ao ter um pensamento cínico, tente se ater aos fatos ao invés de se basear em medos, preconceitos ou sentimentos vagos.

Domando impulsos

O cinismo pode até ser uma forma de autoproteção, mas também nos impede de correr riscos emocionais e, quem sabe, viver coisas incríveis.