Muitos dos nossos sofrimentos, ainda que tratados como psíquicos, podem se alocar nas mãos, pés, costas. É o que acredita a terapia somática, que faz valer o ditado de corpo são, mente sã — e não o contrário.

quando o corpo paga a conta emocional

FOTO: MWANGI GATHECA / UNSPLASH

Quem nunca travou a mandíbula de tensão, teve aquele piriri de nervoso ou qualquer outro sintoma emocional veiculado no corpo? A conexão entre corpo e mente é evidente. A terapia somática, que vem ganhando mais adeptos, se baseia nesse vínculo estreito.

Segundo a psicoterapeuta e coach de terapia somática Charlotte Mulloy, em entrevista à Forbes, as sessões tradicionais de terapia acontecem de cima pra baixo, ou seja, trazem consciência pra modificar comportamentos. Já a somática, faz o caminho inverso: “coloca em cena os padrões de movimento do corpo pra alterar o comportamento e facilitar a mudança”.

DE BAIXO PRA CIMA

FOTO: VELIZAR IVANOV / UNSPLASH

Foto:  MOTOKI RONN / unsplash

CONJUNTO DA OBRA

A modalidade é um pouco parecida com o mindfulness e outros métodos de autoconhecimento que olham pro conjunto corpo-mente, e não pra cada um de maneira isolada.

FOTO: BRIAN YURASITA / UNSPLASH

Terapeutas somáticos acreditam que nosso corpo carrega emoções, e que eventos traumáticos podem ficar “presos” nas nossas mãos, pés, peito, entranhas. Enfim, em qualquer lugar, como explica um artigo da Harvard Health Publishing. Pra “libertá-los”, as sessões usam técnicas de autoconsciência corporal, descrição de sensações físicas e um tanto de silêncio.

“É como se estivéssemos dando uma folga pra cabeça, permitindo que a pessoa descanse. A mente, idealmente, recua e deixa o corpo fazer o que precisa.”

Emily Price, mestra em assistência social e que há sete anos estuda e pratica terapia somática, em entrevista ao The New York Times

ALTA DEMANDA

Muitos pacientes procuram a terapia somática justamente por reconhecerem o poder e o valor da psicoterapia tradicional pra evolução do autoconhecimento. No entanto, essas pessoas ainda sentem os efeitos de uma ansiedade, uma depressão ou um ataque de pânico na pele (ou outros órgãos). E buscam no corpo uma tentativa de cura pra mente.

FOTO: EKATERINA KUZNETSOVA / UNSPLASH

MAS CALMA

Ainda que os estudos estejam crescendo — vide O corpo guarda marcas, livro do psiquiatra holandês Van Der Kolk, que trouxe holofotes para o tema —, a terapia somática ainda não tem tanto respaldo científico ou benefícios comprovados quanto uma psicoterapia.

FOTO: MIKA BAUMEISTER / UNSPLASH

É PRA VOCÊ?

A terapia somática vem sendo aplicada com o objetivo de drenar manifestações da dor e de stress direto do corpo, como privação de sono e problemas de concentração, e outros sintomas que aparecem em situações de luto, depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

FOTO: JESSICA ARRAES / UNSPLASH