ilustrações: eduardo gayotto / noum project | foto: samanta alves
O que rola na sua cabeça quando você não consegue desligar? Aqui, a gente reflete sobre as profundezas da insônia e como ela molda nossa percepção da vida.
Não conseguir dormir e estar acordado são estados distintos. Insones raramente se levantam, escrevem tratados, assam tortas e apreciam o silêncio da casa. Isso implicaria serenidade: exatamente o elemento que não existe nesse momento. Se a calma reinasse, haveria um jeito de dormir, certo?
Emil Cioran (1911-1995), escritor e filósofo romeno
O sono desempenha um papel essencial na reorganização da memória e no processamento das emoções. Durante essa fase, o cérebro reconstrói experiências, encontrando novas conexões e interpretações pro que vivemos. será que a mente insone pode acabar transitando por esses mesmos territórios de forma desordenada, criando associações caóticas e, às vezes, até brilhantes?
. Nada de cafeína 6 a 9 horas antes de dormir. . Álcool? Só longe do horário de sono. . Exercício sim, mas nunca tarde da noite. . Tela? Esquece. A luz azul atrapalha o sono. . Técnicas de relaxamento, respiração ou meditação. . Ajuda de um médico ou terapeuta.
Insônia tem sofrimento — não dá pra romantizar. Mas estar acordado quando todos dormem também é viver momentos de consciência que podem ser subversivos, criativos e até transformadores. Pra algumas pessoas, é nesse estado que ideias surgem, que histórias são escritas, que a realidade se torna mais maleável.
Aqueles de nós presos no ciclo da insônia acabam descobrindo o que os cientistas admitem: o melhor remédio pra insônia, como pra muitas coisas na vida, é aprender a conviver com ela. Com o tempo, entendemos que o custo psicológico de se preocupar com a falta de sono é maior do que o impacto físico de não ter dormido, e assim nos adaptamos. __
Adam Gopnik, escritor norte-americano, em “What An Insomniac Knows” (The New Yorker)