Vários estudos mostram como um ambiente arrumado pode nos beneficiar em diversos aspectos. Vem saber mais.

O QUE UMA CASA ARRUMADA FAZ POR VOCÊ

O QUE UMA CASA ARRUMADA FAZ POR VOCÊ

Foto: getty images / unsplash

Ah, aquela sensação deliciosa de tranquilidade e aconchego que toma conta do nosso corpo ao ver a casa toda arrumada… E não é “coisa de mãe” ou mero prazer (e necessidade) de virginiano. A ciência já provou várias vezes que viver em um ambiente organizado pode fazer diferença não só no dia a dia, como na nossa saúde a longo prazo.

Um estudo de 2009 feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia já mostrou que uma casa bagunçada aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do stress, o que resulta em um uma irritação diária maior do que o comum. Em contrapartida, o ato da limpeza e o resultado podem gerar endorfina, o hormônio do bem-estar.

É HORMONAL

É HORMONAL

Foto: volha flaxeco / unsplash

varrendo o sedentarismo

varrendo o sedentarismo

Tirar o pó, passar aspirador e esfregar o chão são atividades aeróbicas, que fortalecem o sistema cardiorespiratório e o condicionamento físico. Não à toa, uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos EUA, descobriu que pessoas que tinham casas limpas eram mais saudáveis e ativas. Lembre-se disso quando bater aquela preguiça.

Segundo um estudo da Universidade de New South Wales, na Austrália, publicado na revista Environment and Behavior, uma cozinha desorganizada pode fazer com que as pessoas comam mais e tenham escolhas alimentares menos saudáveis — como consumir biscoitos e outros produtos industrializados.

CADÊ A COLHER?

CADÊ A COLHER?

Foto: karolina grabowska / unsplash

tudo em todo lugar

tudo em todo lugar

Uma casa arrumada também significa maior concentração e produtividade, e um estudo publicado no The Journal of Neuroscience explicou o porquê. Em um ambiente desorganizado e cheio de informações, nosso cérebro precisa fazer um esforço mais intenso pra focar no objeto que desejamos e “esquecer” tudo o que está em volta.

Foto: kaduard / unsplash

alvo fácil

alvo fácil

Se o ambiente em que você estiver for mais organizado ou minimalista, seu córtex visual — área do cérebro que processa as informações visuais — terá menos coisas pra filtrar, alocando mais recursos à tarefa em questão. Ou seja: você consegue exercê-la com mais eficiência e atenção.

Foto: getty images / unsplash

não acaba nunca

não acaba nunca

Uma casa organizada também pode facilitar a rotina e trazer sentimentos de familiaridade, estabilidade e de controle, mesmo quando todo o resto parece estar caótico. Uma pesquisa da National Sleep Foundation descobriu, ainda, que pessoas que arrumam a cama todas as manhãs têm 19% mais probabilidade de relatar regularmente uma boa noite de sono.

Foto: king howard / unsplash

Manter a casa limpa e organizada é sim importante pra levar uma vida mais saudável e tranquila. Mas querer atingir a meta de deixar tudo impecável o tempo todo pode trazer o efeito rebote e gerar ansiedade e frustração. Por isso, eleja prioridades e lembre-se sempre do que realmente é importante e traz felicidade.

calma lá!

calma lá!