Sabe aquele calorzinho morno dos primeiros raios de luz do dia? Estudos apontam que esse recurso acessível e abundante pode aumentar o nosso bem-estar.

O sol da manhã faz um bem...

Foto: Elena Rabkina / Unsplash

Acordar cedo, abrir a janela, sentir o sol morninho no rosto. Mesmo quem luta com o despertador já deve ter intuído que algo muda (pra melhor) dentro de nós quando podemos ficar um pouco ao ar livre ao despertar. De fato, estudos indicam que a exposição à luz solar das primeiras horas da manhã pode trazer benefícios pra saúde física e mental.

A luz da manhã regula nosso relógio interno, conhecido  como ritmo circadiano, o que  nos da a dormir melhor — e quem descansa bem não  quer guerra com ninguém.

Foto: Ivana Cajina / Unsplash

Não se sabe ao certo porque o sol da manhã é tão benéfico, mas uma possível explicação é o fato de nossos olhos estarem em seu momento mais sensível à luz logo que acordamos, depois de uma noite de sono e escuridão.  

Fonte: Norman E. Rosenthal, psiquiatra especialista em depressão sazonal e autor do livro Defeating SAD: A Guide to Health and Happiness Through All Seasons

A luz da manhã é um ótimo tratamento pra depressão sazonal, um transtorno relacionado a uma estação do ano específica — na maioria das vezes, o inverno — que causa sintomas similares ao da depressão clássica, a exemplo de tristeza, irritabilidade e dificuldade de concentração.

Alô, Inverno!

Foto: Getty Images / Unsplash

Os especialistas chegaram ao consenso de que o ideal é tomar sua dose de luz matinal antes das 8h. Se você tem um horário que não permite acordar cedo, tome meia hora de luz quando puder, o antes possível.

Paul Desan, diretor da Clínica de Pesquisa Sobre Depressão Invernal na Yale School of Medicine, nos EUA

Você já viu por aí um despertador com simulador de alvorada? Esse tipo de alarme acoplado a uma luz que acende gradualmente não tem o mesmo poder do sol, claro, mas pode ser um quebra-galho pra quem acorda antes do amanhecer. Nesse caso, a luz precisa incidir diretamente sobre o rosto e os olhos.

Amanhecer sintético

Foto: Getty Images / Unsplash

Outros benefícios da luz matinal

·   Aumento do estado de alerta e do desempenho cognitivo. ·   Melhora a concentração, a atenção e a produtividade ao longo do dia. ·   Ajuda o corpo a sintetizar a vitamina D sem colocar sua pele em risco. ·   Aumenta o nível de serotonina e, consequentemente, melhora o humor e o sono. ·   Ajuda a regular os hormônios e o metabolismo.

Pesquisas indicam que a dose ideal de exposição seria cerca de meia hora em um dia azul, ou uma hora quando o tempo está mais nublado. É o tempo de dar uma corridinha no calçadão ou tomar um café perto da  janela. Caminhar ou pedalar até o trabalho também  pode funcionar.

Foto: Lucas Qiun / Unsplash