Comer na beira da estrada na ida ou na volta do Litoral Norte pode ser uma experiência gastronômica. Especializados nas delícias da região, os picos listados aqui valem esticar a sua viagem pra comer um sanduba de churrasco feito na lenha, salgados épicos, doces regionais e ostras fresquinhas.

Rodovia dos Tamoios, KM 44

RANCHINHO

RANCHINHO

As estrelas dessa lanchonete da Tamoios são os sanduíches de carnes na brasa. O especial da casa é o de filé mignon com ovo, queijo e vinagrete. Tem uma lojinha incrível de doces artesanais, queijos e outras laricas. É pet-friendly, tem espaço pra criançada brincar e fica perto de um retorno – ou seja, dá pra parar na ida e na volta.

Rodovia dos Tamoios, KM 45

FAZENDÃO

FAZENDÃO

Outra instituição da Tamoios, com acesso mais fácil pra quem está subindo, é especializado em sanduíches de churrasco na lenha servidos no pão francês. As estrelas da casa são os de calabresa e de lombo. Também vende bons produtos artesanais da região, como pimentas, mel, biscoitos e doces.

RECANTO SANTA BÁRBARA

RECANTO SANTA BÁRBARA

Rodovia dos Tamoios, KM 22,5

Em um casarão de estilo alemão cercado de verde, tem um bufê de comida regional nos fins de semana e feriados. Mas quem faz a fama da casa são as laricas: coxinhas, bolinhos de requeijão e croquetes feitos à base de massa de mandioca, quiches e muitas outras delícias. Tem o melhor playground infantil da serra.

Rodovia Oswaldo Cruz, Ribeirão das Sete Almas

NORMA DA CASA

NORMA DA CASA

Numa casinha roots entre as curvas insanas da estrada que desce de Taubaté, tem um bufê muito bom e barato de comida caseira preparada no fogão a lenha: arroz, feijão, feijoada, couve, saladas, carnes, etc.

PARADA DO SACI

PARADA DO SACI

Rodovia Oswaldo Cruz, São Luiz do Paraitinga

É outro achado roots escondido entre o ziguezague da estrada que liga Taubaté a Ubatuba. Bom pra tomar um café e um suco, com salgados, bolinho caipira, pamonha, queijada e outros clássicos da descida da Serra do Mar.

Avenida 19 de Maio, 1100, Bertioga

Depois de 34 anos reinando no trailer do trevo de Bertioga, o pastel foi obrigado a mudar de lugar pela prefeitura e agora tem uma casa espaçosa na avenida que dá acesso à cidade. Tem filial no km 226 da Rio-Santos.

PASTEL DO TREVO DE BERTIOGA

PASTEL DO TREVO DE BERTIOGA

Rodovia Rio Santos KM 205

ÍNDIA DAS OSTRAS

ÍNDIA DAS OSTRAS

Um ícone da Rio-Santos, dona Francisca Mota de Jesus, a Índia, começou vendendo ostras na beira da estrada. Com o tempo, montou uma barraquinha e, finalmente, abriu seu restaurante em 2010. É um lugar simples e agradável pra provar os moluscos fresquinhos, entre outros frutos do mar.